29 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Ciclone provoca rajadas de vento de 132 km/h em Santa Catarina

Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Defesa Civil emite alertas para riscos de estragos, mar agitado e ressaca

Uma estação meteorológica na Serra do Rio do Rastro, na Serra catarinense, registrou rajadas de vento na casa dos 132 km/h na manhã desta segunda-feira (28). Segundo o portal de meteorologia MetSul, a região registrou ventos de em média 70 km/h por volta das 10h, em decorrência de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil emitiu um alerta para os impactos dos fortes ventos no estado pelo menos até o fim da tarde desta terça-feira (29). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As áreas mais atingidas ficam especialmente na faixa costeira do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, onde as rajadas devem superar os 80 km/h. Já toda a metade leste de Santa Catarina e também o Meio-Oeste devem enfrentar ventos fortes de em média 40 km/h e rajadas de 60 a 70km/h.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

A Defesa Civil emitiu também um alerta para os riscos de mar agitado e ressaca até a quarta-feira (30). O risco é considerado  muito alto para atividades de pesca, navegação, esportes náuticos e erosão costeira no litoral de Santa Catarina.

As ondas devem ter alturas 3,5m e 4,5m nas áreas próximas à costa do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Já no Litoral Norte o mar fica muito agitado, com ondas entre 2,5m e 3,5m. Em alto mar, são esperadas ondas acima de 5m.

Há também condições para alagamentos costeiros em vias da Grande Florianópolis e do Baixo Vale do Itajaí entre esta terça e quarta-feira. Os picos de maré são previstos para as 16h em Florianópolis, 16h45 em Balneário Camboriú e às 16h45 em Itajaí. Alagamentos podem ocorrer também durante a madrugada, entre as 4h e 5h de terça-feira.

Queda nas temperaturas

Os fortes ventos causados pelo ciclone extratropical antecedem uma intensa massa de ar frio que avança para Santa Catarina e deve baixar bruscamente as temperaturas. O declínio será mais intenso entre a noite desta segunda e o amanhecer de terça-feira, quando os termômetros podem registrar uma queda de aproximadamente 10°C, principalmente entre o Grande Oeste e os Planaltos.

Segundo a Defesa Civil, não está descartada a possibilidade de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, nas regiões mais altas do Planalto Sul. O frio persiste até pelo menos a quinta-feira (31), sobretudo entre as noites e os amanheceres.

As temperaturas mínimas na terça-feira podem alcançar valores entre 0 e 5°C no Planalto Sul, no Grande Oeste e Planalto Norte. No Alto Vale do Itajaí, e nas regiões de serra na Grande Florianópolis ficam entre 5 e 9°C. Por fim, nas regiões mais costeiras as mínimas se aproximam da casa dos 8 a 10°C.

           

             

Bebê recém-nascido é arremessado de carro durante acidente

Veículo capotou em barranco por cerca de 70 metros da rodovia

Uma bebê recém-nascida, de apenas 2 meses de idade, foi ejetada para fora de um carro que se envolveu em um acidente na tarde deste domingo (28) na SC-157 em Quilombo, no Oeste de Santa Catarina. Outra criança e dois adultos também ficaram feridos.

Continue lendo