28 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Ciclone traz temporais severos e deixa Santa Catarina em alerta

Foto: Secom SC
Sistema deve provocar chuva intensa, ventos fortes e granizo entre quinta e sábado, com risco alto para enxurradas e destelhamentos

A formação de um novo ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil deve provocar uma sequência de temporais em Santa Catarina entre quinta-feira (29) e sábado (31). A previsão aponta chuva intensa, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, além de sensação de abafamento e calor extremo em parte do país. O risco é considerado alto alagamentos, enxurradas e destelhamentos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o sistema começa a se organizar como uma área de baixa pressão próxima à costa catarinense e deve se intensificar gradualmente à medida que se desloca para o alto-mar, dando origem ao ciclone extratropical. No entanto, mesmo antes da formação completa do fenômeno, as instabilidades já devem causar impactos significativos.

A combinação de calor, umidade e o avanço do sistema de baixa pressão favorece a formação rápida de tempestades, com volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo, cenário típico de alagamentos repentinos.

Tarde de quinta-feira (29) exige atenção

A situação mais crítica está prevista para a tarde de quinta-feira (29), quando os temporais devem ganhar força em diversas regiões, principalmente no Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Neste período o risco é considerado alto para alagamentos, enxurradas e destelhamentos, enquanto que é considerado moderado para queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.

Até o início da noite, a instabilidade deve se espalhar por todo o território catarinense. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, enquanto no Grande Oeste, apesar de mais isolados, podem ocorrer episódios de chuva intensa acompanhados de vento forte e possibilidade de queda de granizo.

Na sexta-feira (30), a instabilidade perde força, mas ainda há condições para temporais isolados nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral, mantendo o risco para ocorrências pontuais relacionadas ao mau tempo.

Diante do cenário, a Defesa Civil reforça as orientações à população: buscar abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento; evitar circulação ou permanência próxima a árvores, muros, placas e postes de energia durante ventos fortes; e não atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos. A recomendação é redobrar a atenção, especialmente entre a tarde e a noite de quinta-feira, período de maior risco.

           

             

Criança morre afogada em lar de acolhimento

Criança chegou a ficar submersa cerca de 20 min até ser encontrada

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou procedimento para apurar a morte de uma criança de um ano e nove meses em uma instituição de acolhimento no município de Araquari, no Norte do Estado. O caso ocorreu na manhã do último sábado (24), quando o menino foi encontrado submerso em uma piscina inflável instalada na área externa do local. Imagens do sistema de monitoramento indicam que a criança permaneceu cerca de 20 minutos dentro da piscina. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu. A 2° Promotoria de Justiça da cidade apura as circunstâncias dos acontecimentos.

Continue lendo