Aulas e outros serviços foram suspensos nos períodos da tarde e noite
Diversos municípios de Santa Catarina determinaram o cancelamento das aulas nesta sexta-feira (7), após a Defesa Civil do estado emitir um alerta vermelho sobre a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. Pelo menos cinco cidades do Litoral Sul emitiram comunicados sobre o fechamento de escolas e outros serviços.
De acordo com as prefeituras, os municípios de Praia Grande, Balneário Gaivota, São João do Sul e Sombrio cancelaram as aulas nos períodos da tarde e noite. Já em Passo de Torres, os alunos de todos os períodos não terão aulas. A Prefeitura de Balneário Gaivota ainda informou que as salas de imunização do município funcionaram somente até as 9h30 desta sexta-feira (7).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Defesa Civil, o ciclone deve trazer um acumulado de chuva que pode chegar até 100 mm em menos de 24 horas. A previsão indica que o sistema deve avançar sobre o leste do estado no período da tarde, onde há risco alto para ocorrências pelo menos até a madrugada de sábado (8).

Além disso, 52 cidades estão em alerta vermelho para fortes vendavais que chegam neste sábado (8). A previsão é de que a velocidade média dos ventos fique entre 30 e 40 km/h, enquanto as rajadas – que tendem a ser mais intensas entre a madrugada e a tarde de sábado – devem chegar a 60 a 90km/h em áreas do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Serra e Litoral Sul. A velocidade pode superar os 100km/h da região da Ilha para baixo, além de trechos nas áreas de Bom Jardim da Serra e Rancho Queimado.

Um terceiro aviso da Defesa Civil alerta para ressaca, mar grosso e ondas de até 4,5 metros. Segundo o órgão, o risco é muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima. Ao longo da noite deste sábado, o sistema deve se afastar para alto mar e o risco de ocorrências deve diminuir.

*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi
Novembro Azul: SC intensifica ações da saúde do homem
Entre janeiro e outubro deste ano, 538 catarinenses morreram em decorrência do câncer de próstata
O mês de novembro traz novamente à pauta a importância da saúde do homem. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce de doenças, com foco especial no…





