No entanto, tiveram as penas de um ano suspensas
A justiça espanhola condenou cinco homens a um ano de prisão por ofensas racistas dirigidas ao jogador brasileiro de futebol Vinícius Júnior. A decisão foi considerada histórica no país. Esse caso aconteceu em 2022. As ofensas ocorreram quando Vinicius Júnior foi substituído durante uma partida em que o Real Madrid ganhava do Real Valladolid por 2×0. Enquanto ele passava perto da torcida, os cinco criminosos praticaram os atos racistas, com gestos e palavras.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A Corte Provincial de Valladolid decidiu por condenar os cinco homens a prisão e pagamento de multas, que variam de 1080 e 1620 euros. No entanto, a pena dada a eles foi suspensa e eles não poderão cometer mais nenhum delito nos próximos três anos, assim como não poderão frequentar qualquer estádio no país durante o mesmo período.
Este tipo de suspensão da pena é normal no país para criminosos condenados a menos de dois anos de reclusão. Isso é válido para crimes não violentos e caso o praticante não seja reincidente.
Ao menos dois casos de racismo contra Vini Jr tiveram esse desfecho. Em junho de 2024, três torcedores do Valência foram condenados a oito anos por insultos ao brasileiro. Em 2023, um torcedor do Mallorca foi condenado a 12 meses de prisão por dois atos racistas contra Vinicius e Samuel Chukwueze, mas também teve a pena suspensa após o indiciado enviar uma carta pedindo desculpas ao jogador do Real Madrid e passar por um treinamento antidiscriminatório. Este homem foi suspendo dos estádios por três anos.
Goleiro confirmado como titular contra o Guarani não joga há três meses
Igo Gabriel, do Figueirense, acredita que os treinos do dia a dia o prepararam para este momento e que não sentirá a falta de ritmo de jogo
Com a suspensão automática do goleiro Fabrício por conta do terceiro cartão amarelo levado na partida em que o Figueirense venceu o Ituano por 2×0, Igo Gabriel será o titular contra o Guarani, em jogo válido pela 7° rodada da série C de 2025. A titularidade foi confirmada pelo técnico Pintado na coletiva de imprensa realizada no Estádio Orlando Scarpelli após a primeira vitória do “Furacão” no campeonato nacional. Essa será a estreia do goleiro de 23 anos pelo Figueirense.