TVBV Notícias Clima / Tempo Clima ameno e retorno da chuva: semana tem alerta para ocorrências em SC
Clima / Tempo

Clima ameno e retorno da chuva: semana tem alerta para ocorrências em SC

Confira previsão da Defesa Civil para esta semana

Apesar de uma trégua com predomínio de sol e tempo firme em todo o estado, Santa Catarina deve voltar a ter chuva na semana que começa nesta segunda-feira (20). O tempo já deve mudar a partir desta terça (21) por conta de uma nova frente fria, favorecendo ocorrências de temporais isolados em todo o estado, principalmente entre a tarde e à noite.

 

Segunda-feira

Hoje, as temperaturas devem variar entre 19°C e 24°C em quase todo o estado, podendo chegar a 31ºC no Extremo Oeste. O tempo seguirá firme em todas as regiões, sem condições para temporais. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

Entre a tarde e à noite, a nebulosidade aumenta, com chance de chuva fraca e isolada no Grande Oeste devido à combinação de calor e umidade e no Litoral Norte devido à circulação marítima, com risco baixo para ocorrências associadas. Entretanto, o risco segue alto para deslizamentos e inundações graduais devido aos volumes de chuva ocorridos nos dias anteriores. Mar calmo, com ondas de direção sul/sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos de 1,5 m em toda a costa catarinense.

 

Terça-feira

Na terça-feira (21) é esperada a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã do Meio-Oeste ao litoral. O dia terá nebulosidade varável no estado. Entre a tarde e à noite, o tempo muda em todo o estado, com o retorno das pancadas de chuva e temporais isolados associados a raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais, em especial do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao forte calor combinado à formação de uma nova frente fria no RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

As temperaturas mínimas variam entre 12 e 16°C nos planaltos, oscilam entre 20 e 24°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 15 e 21°C no restante do estado. As máximas variam entre 26 e 31°C no Planalto Sul, Vale do Itajaí, na Grd. Florianópolis e no Litoral Norte, e marcam entre 30 e 35°C nas demais regiões.

 

Quarta-feira

Na quarta-feira (22), a frente fria avança pelo estado associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável e com chuva em todas as regiões. As pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, já iniciam no período da manhã pelas regiões de divisa com o RS, indo em direção às demais áreas ao longo da tarde. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e de 23 a 26°C nas demais regiões.

Os volumes de chuva devem oscilar de 80 a 120 mm no Alto Vale do Itajaí e parte do Norte catarinense, podendo ficar próximo de 150 mm em algumas áreas. Já na Grande Florianópolis e entre o Grande Oeste e os planaltos os acumulados variam entre 60 e 80 mm. Entre Planalto e o Litoral Sul, as chuvas serão menos expressivas, com acumulados entre 30 e 50 mm. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

Quinta-feira

A tendência é que novas instabilidades atmosféricas continuem mantendo o tempo chuvoso no estado no restante da semana. A previsão do tempo pode variar de acordo com a atualização dos modelos meteorológicos, por isso a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue em constante monitoramento e qualquer alteração do panorama previsto será atualizado.

Ao longo da quinta-feira (23), a frente fria avança por Santa Catarina associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável e com chuva em todas as regiões, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), o sistema convectivo segue atuando e provocando chuva no Grande Oeste e do centro ao norte do estado. Com o afastamento da frente e a entrada de um sistema de alta pressão na sua retaguarda, o tempo estabiliza em todas as regiões e a chuva para entre a tarde e a noite.

 

Imagem: Reprodução/Defesa Civil

Sair da versão mobile