13 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Clubes aprovam nova fórmula do Campeonato Catarinense para 2026

Foto: Fernando Ribeiro/FCF
Primeira fase será disputada em dois grupos de seis; quatro primeiros se classificam para as quartas e dois últimos disputam quadrangular para saber os três rebaixados

O conselho técnico da Federação Catarinense de Futebol aprovou, nesta segunda-feira (13), o formato do Campeonato Catarinense 2026. De acordo com o novo regulamento, os 12 clubes da primeira divisão disputarão a primeira fase em dois grupos de seis times. Nesta etapa, todos jogam contra todos do outro grupo, em confrontos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificam para as quartas de final, enquanto os dois últimos disputam o quadrangular para ver quem serão os três rebaixados para a série B.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Essa é uma novidade deste novo formato. Antes, apenas dois iam para a segunda divisão e, com a mudança, mais um time foi incorporado. Já os que se classificarem para o mata-mata, terão os confrontos das quartas, semis e finais em jogos de ida e volta. Os finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano e na Copa Sul/Sudeste de 2027. Os dois clubes com melhor campanha, sem vagas garantidas em competições nacionais , irão se classificar para a Série D de 2027.

A reunião da tarde desta segunda-feira também serviu para definir a formulação dos dois grupos. A montagem foi baseada na colocação dos times na edição anterior do Campeonato Catarinense. Confira:

Grupo A: Avaí (1º Série A), Camboriú (2º Série B), Concórdia (10º Série A), Marcílio Dias (8º Série A), Brusque (6º Série A), e Joinville (4º Série A);
Grupo B: Chapecoense (2º Série A), Carlos Renaux (1º Série B), Barra FC (9º Série A), Figueirense (7º Série A), Criciúma (5º Série A) e Santa Catarina (3º Série A).

Essa mudança no formato, segundo a Federação Catarinense de Futebol, se deve à mudança do calendário da CBF, que terá menos tempo para as competições estaduais. O início do Campeonato Catarinense está marcado para o dia 7 de janeiro. A final será disputada no dia 8 de março.

Taça ACESC 70 anos

Uma outra novidade para a próxima edição é a Copa Acesc 70 anos, que dará mais uma vaga para a Copa do Brasil 2027. Participam desse “mini torneio” os times que forem eliminados nas quartas de final. O perdedor do jogo 1 joga contra o perdedor do jogo 2. O perdedor do jogo 3 joga contra o perdedor do jogo 4. Nesta fase, os confrontos acontecem em jogos de ida e volta. Os que passarem da primeira fase jogam entre si para decidir quem estará na Copa do Brasil. A princípio, a decisão é em jogo-único, porém, caso não tenha nenhum representante de Santa Catarina em jogo da Copa do Brasil na referida data-base (08 de janeiro), a final da Taça Acesc 70 Anos poderá ser disputada em duelos de ida e volta.

Quadrangular do descenso

O quadrangular para decidir os rebaixados será disputado no mesmo formato da fase de grupos: todos jogam contra todos em jogos de ida e volta. Apenas o primeiro colocado nesta fase garante vaga na série A do Campeonato Catarinense do próximo ano. Os outros três são rebaixados. Ainda há um outro detalhe: o melhor quinto colocado da primeira fase inicia o quadrangular com um ponto extra.

           

             

Criciúma terá que pagar empresa por irregularidade em negociação de atleta para Europa

Segundo a condenação, clube não repassou porcentagem que era prevista para instituição em caso de venda

O Criciúma Esporte Clube foi condenado pela justiça ao pagamento de 5 mil euros por conta de irregularidades na negociação de um atleta em 2016. A ação foi movida por uma empresa que oferece serviços de assessoria e revistos esportivos, que solicitou o repasse de valores não feito à época da transação.

Continue lendo