4 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Política

COMAC 2025 encerra em Balneário Camboriú com palestra de Paulo Guedes

Foto: Caio Graça/Fecam
Ex-ministro da economia defendeu a destinação maior de recursos aos estados e municípios

O Congresso de Municípios de Santa Catarina (COMAC), promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), foi finalizado nesta quinta-feira (4) em Balneário Camboriú. A última palestra do evento, que ocorreu ao longo dos últimos três dias no ExpoCentro, em Balneário Camboriú, e reuniu mais de cinco mil pessoas, foi conduzida por Paulo Guedes, ex-ministro da economia do governo Bolsonaro.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Durante a sua fala, Paulo Guedes defendeu a maior destinação de recursos para estados e municípios. “O país é rico, temos recursos. O dinheiro tinha que estar com os estados e municípios”, afirmou. Os presentes escutaram atentamente o discurso do economista, que deu um panorama econômico reiterando que em sua gestão sustentava, durante reuniões internacionais, a importância econômica do Brasil.

“Eu sempre dizia ‘o Brasil está aqui, o Brasil é amigo’.” E seguiu afirmando: “Temos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo, e onde podemos achar proteína para tudo isso? No Brasil. Onde podemos achar energia sem desmatar a floresta amazônica? No Brasil. Eu sempre defendi, o Brasil está aqui”, salientou.

Presença de deputados

Antes da palestra de encerramento do evento, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, recebeu parlamentares para discutir ações para o futuro de Santa Catarina. O presidente ressaltou a importância do fortalecimento do municipalismo, afirmando que é importante que o municipalismo e a Assembleia Legislativa devem estar integrados. Os deputados estaduais Luciane Carminatti, Marquito, Mário Motta, Antídio Lunelli, Maurício Peixer, a deputada federal Caroline de Toni e o senador Esperidião Amin estiveram presentes.

Isenção de Imposto de Renda

Uma das pautas da reunião foi o projeto de lei 1087/25, que prevê a isenção do imposto de renda para salários de até R$5 mil a partir de 2026. Topázio afirmou que a isenção é muito bem-vinda, porém, a conta não pode sobrar para os municípios. Neste sentido, a deputada federal Caroline de Toni destacou que apresentou uma emenda ao texto para garantir apoio da União aos municípios.

Juliana Pavan anuncia Projeto de Lei

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, aproveitou a oportunidade para anunciar o envio de um projeto, à Câmara de Vereadores do município, que moderniza a legislação municipal. A proposta busca desburocratizar setores da cidade, implantando o sistema autodeclaratório de licenciamento urbanístico e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Segundo ela, a iniciativa cria condições para que a iniciativa privada possa investir e gerar novas oportunidades para o município.

Lançamento do Comac 2026

Durante a solenidade, a FECAM lançou oficialmente a próxima edição do Congresso. O COMAC-SC 2026 já tem data marcada: dias 5, 6 e 7 de novembro, novamente reunindo lideranças e gestores municipais para debater o fortalecimento do municipalismo catarinense.

           

             

Empresário que atropelou seis em calçada na Beira-Mar é condenado a 13 anos

Conforme a denúncia, ele teria brigado com duas das vítimas e as atropelou por vingança

O empresário Alan Oks Sueiro foi condenado a 13 anos e seis meses de prisão por tentativa de homicídio duplamente qualificado contra seis pessoas em junho de 2019. O caso aconteceu na Avenida Beira-Mar Norte no dia 20 de junho de 2019, por volta das 3h45 da madrugada, quando, sob efeito de álcool e com sinais identificadores do carro alterados, ele invadiu a calçada e atropelou as vítimas, que tiveram ferimentos. Em seguida, ele fugiu na contramão sem prestar socorros. O carro que ele pilotava foi encontrado abandonado em um morro da região minutos depois.

Continue lendo