Com a chegada do período de maior chuva, ações são intensificadas em Santa Catarina
Oitenta e três mil pneus sem uso foram recolhidos das ruas de municípios catarinenses ao longo do segundo semestre de 2025. O recolhimento foi promovido pelo Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD) e tem o objetivo de controlar a elevação no número de vetores do mosquito Aedes Aegypti. Com a chegada do período de maior chuvas, a ação se torna ainda mais importante, pois cresce o risco de acumulo de água em recipientes, condição ideal para proliferação do inseto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Intensificação das ações
Diante disso, a iniciativa está ampliando as ações de fiscalização e recolhimento nos 124 municípios que aderiram à campanha, para promover melhores condições de saúde pública e preservação ambiental. A remoção desses materiais também aparece com a principal forma de combater o aumento de ocorrências relacionadas a arboviroses, sendo até mais efetiva que ações de controle químico, como a aplicação de inseticidas. A campanha é organizada por meio de uma parceria entre a SES, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino, além das empresas Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis, e Xibiu, responsável pela coleta do material.
“Além de melhorar a saúde pública, através da campanha estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente, diminuindo a poluição e promovendo a reciclagem adequada. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a campanha e alcançar um número crescente de municípios”, destaca Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino.
Nova campanha em 2026
Em 2026, mais uma edição da campanha está em formulação e terá o início das inscrições já neste mês. “As inscrições para a etapa do primeiro semestre desse ano, estarão abertas de 9 de fevereiro a 13 de março, conforme cronograma disponível. Informações adicionais sobre a Campanha de Recolhimento de Pneus podem ser consultadas nos canais oficiais”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ivânia da Costa Folster.
Cenário da Dengue em SC
De acordo boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica no dia 1º de dezembro de 2025, o estado registrou 21 óbitos em decorrência da dengue em 2025, uma redução de 94% em relação ao que foi constatado em 2024. No início de 2026, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges SC), 55 casos foram confirmados e 1.916 são tratados como suspeitos. Dos 125 municípios com casos prováveis, nenhum está em situação de emergência. Também de acordo com o Cieges, duas mortes estão em investigação.
BASC promove Sábado Solidário para arrecadação de alimentos; saiba onde doar
Ação acontece durante todo o dia em 12 supermercados da Grande Florianópolis
O Banco de Alimentos de Santa Catarina realiza, neste sábado (7), a campanha Sábado Solidário, que arrecada alimentos não perecíveis para doação. A iniciativa visa destinar subsídios para mais de 200 entidades beneficentes cadastradas que atendem milhares de crianças e idosos carentes na Grande Florianópolis. Ao longo de todo o dia, 12 supermercados da região estarão recebendo produtos e dinheiro para a causa.





