Operação é obrigatória para conseguir abastecer dispositivo a partir desta segunda
Os estudantes que tiverem interesse em permanecer utilizando o cartão de estudante nos ônibus de Florianópolis precisam realizar o recadastro a partir desta segunda-feira (12). A renovação do vínculo permite que o usuário faça a recarga do dispositivo. Caso não a faça, a operação não será possível. A obrigação é válida para as duas modalidades: estudante e estudante social. A exceção é para estudantes matriculados na rede municipal de ensino, que têm a renovação realizada automaticamente pelo sistema com base nas informações repassadas pelo município.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A modalidade do Cartão Estudante beneficia o usuário com um desconto de 50% na passagem do ônibus. Enquanto o Cartão Cidadão paga R$ 6,20, de acordo com os valores reajustados para 2026, o Cartão Estudante paga R$ 3,10. Já para os usuários do Cartão Estudante Social, a entrada é gratuita.
Como fazer?
Para realizar o recadastro, que é feito todo ano pela Prefeitura de Florianópolis, o usuário deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Usuário, ao lado do TICEN, com documentação com foto, comprovante de residência e atestado de matrícula. No caso do Estudante Social, é necessário também estar com o Cadastro Único ativo e comprovar renda de até dois salários mínimos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento é sem agendamento prévio. Outra forma de recadastrar é de forma online, por meio do aplicativo Floripa no Ponto, seguindo as mesmas regras do presencial.
Cronograma
- 11 de janeiro de 2026 – Bloqueio do cartão, às 22h, impedindo novas recargas para o Estudante e a utilização no Estudante Social
- 12 de janeiro de 2026 – Início do período para recadastro dos estudantes, com comprovação de matrícula ativa
- Obs: Até 20 de janeiro – Renovação automática pelo sistema aos estudantes da rede municipal devidamente matriculados
São Francisco do Sul é recordista nacional em praias com selo de Bandeira Azul
Cidade tem cinco locais com a premiação, reflexo das políticas públicas do município
O município de São Francisco do Sul é um destaque nacional não apenas por conta do porto, que exporta e importa milhões de reais todo ano, e das belezas naturais, mas também pela sustentabilidade. A cidade é reconhecida nacionalmente por ter cinco praias premiadas com o selo Bandeira Azul, premiação internacional que valoriza qualidade ambiental, segurança, infraestrutura e gestão sustentável nos balneários.





