12 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Comércio catarinense tem maior crescimento desde a pandemia da Covid-19

Foto: Divulgação
Crescimento do setor foi impulsionado principalmente pelo supermercadista e varejo ampliado

O setor varejista catarinense teve um desempenho de destaque entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com crescimento de 5,8%, quase quatro vezes maior que a média nacional, que foi de 1,5%. Esse acréscimo foi marcante para o estado por ser o maior desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, último ano antes da crise, a alta foi de 8,5% no mesmo período.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Um dos setores que mais colaborou para esse aumento foi o supermercadista, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve uma elevação de 7,4%, o maior do país. O varejo ampliado, que inclui a venda de veículos, materiais de construção e atacarejos, a alta acumulada foi de 8,1%. O setor de materiais de construção, em particular, tem o melhor desempenho do país.

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, destaca o bom desempenho do estado, especialmente no primeiro semestre, que teve resultado acima do esperado. Já na segunda metade do ano, ele afirma que o crescimento deu uma freada por conta dos juros altos, o maior nas últimas duas décadas, que impactaram de forma expressiva o setor.

“Ainda assim, o resultado do ano é bastante positivo. Estamos crescendo em um ritmo muito superior ao do restante do Brasil. Entre os estados, estamos em segundo lugar no ranking, atrás apenas do Amapá. E a nossa pesquisa da Fecomércio indica que o Natal será bastante positivo, então precisamos celebrar — e esperar que 2026 seja muito bom também, apesar de ser ano eleitoral, o que sempre gera incertezas”, afirma Dagnoni.

           

             

Polícia investiga morte de irmão de cantor da banda do Alexandre Pires

Vítima era irmã de Luiz Tiazinha e, segundo a investigação, foi morto pelo segurança de uma boate com um “mata leão”

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o homicídio de Marcus Vinícius Pinheiro Machado e Souza, encontrado morto nesta quinta-feira (11) em Palhoça após dois meses desaparecido. A vítima é irmã de Luiz Tiazinha, cantor que integra a banda de Alexandre Pires. O corpo foi encontrado após o suspeito do crime ser preso e revelar o local onde havia enterrado os restos mortais. Dando prosseguimento às investigações, a guarnição cumpriu, nesta sexta (12), cinco mandados de busca e apreensão em Palhoça e Florianópolis.

Continue lendo