26 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Comitê de crise realiza pesquisa sobre impactos do tarifaço dos EUA

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom
FIESC vai ouvir empresários da indústria exportadora de Santa Catarina

O Comitê de Crise montado pela Federação das Indústrias de SC (FIESC) para discutir saídas para o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros impostos pelo governo dos Estados Unidos realiza sua primeira reunião aberta nesta segunda-feira (28). O objetivo é medir os impactos nos exportadores catarinenses.

Durante a reunião, a FIESC vai lançar uma pesquisa para consultar os empresários e entender como a entrada em vigor das tarifas, esperadas para a partir de 1º de agosto, afeta o setor industrial de Santa Catarina. A pesquisa servirá de base para propostas e encaminhamentos para a crise sob a perspectiva da indústria.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo a FIESC, o evento será exclusivamente online pela plataforma Zoom e deve contar com a participação de todas as empresas da indústria exportadora catarinense.

“A mobilização dos industriais exportadores e a participação na reunião e na pesquisa são essenciais para que todas as perspectivas sejam consideradas, e dados robustos e confiáveis possam embasar as demandas para mitigar os impactos na economia de SC”, avalia o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar.

Quais devem ser os principais setores afetados

Madeira e produtos de madeira – em 2024, 37,3% das exportações de SC para os Estados Unidos foram desse segmento. O setor está atualmente sob investigação para medir o impacto das importações de madeira e seus derivados sobre a segurança dos EUA – a chamada seção 232. Até o fim da investigação, as tarifas estão mantidas nos atuais patamares.

Veículos automotores e autopeças – as exportações do ramo têm participação de 14,8% no total das vendas externas catarinenses para os EUA. Hoje, estão submetidos a tarifa de 25%.

Equipamentos elétricos – responsáveis por 13,3% das exportações do estado para os Estados Unidos. Serão submetidos a tarifa de 50%.

Máquinas e equipamentos – responsáveis por 6,8% das vendas externas de SC para os EUA. Serão submetidos a tarifa de 50%.

Móveis – responsáveis por 6,7% das exportações catarinenses para os EUA. O setor também está submetido à investigação da seção 232.

           

             

Jovem morre em colisão frontal com caminhão em SC

Passageira apresentou suspeita de traumatismo cranioencefálico

Um jovem de 23 anos, identificado como Patrick Olbermann, foi vítima de um grave acidente registrado por volta das 5h13 desta sexta-feira (25) em um trecho da BR-158 no município de Cunha Porã, Extremo Oeste de Santa Catarina. Uma passageira que estava junto no carro da vítima, de 20 anos, foi encontrada desorientada e com suspeita de traumatismo cranioencefálico.

Continue lendo