A prefeita foi acompanhada na tribuna do Plenário pela realeza da Festa do Pinhão: rainha Amanda Bianchini Moraes, a 1ª princesa Lariane Rodrigues e a 2ª princesa Alice Cunha Ramos / / Foto: Bruno Collaço / Agência AL
Nesta última terça-feira (27), a sessão ordinária desta terça-feira (27) foi interrompida para a apresentação e convite aos parlamentares e sociedade, por intermédio da prefeita de Lages, Carmen Zanotto, da 35ª Festa Nacional do Pinhão. A iniciativa foi da Bancada da Serra. A presença no parlamento é parte do roteiro de divulgação. Este ano, a Festa acontece em novo modelo, mas mesmo assim, estão sendo aguardados milhares de visitantes do Estado e de fora dele. Longe do Parque Conta Dinheiro, desta vez, o principal ponto será no coração de Lages, na Praça João Costa, no conhecido Recanto do Pinhão, além do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior que irá abrigar cindo shows nacionais. Segundo a prefeita Carmen Zanotto, a Festa deste ano tem o objetivo de resgatar as raízes dos festejos. “Vamos fortalecer o orgulho de ser lageano e serrano, dando ênfase à gastronomia, música e dança tradicionalista. A Sapecada da Canção será feita no Recanto do Pinhão e já conta com 700 inscritos.”
Saudação dos deputados

Os deputados serranos saudaram a comitiva de Lages. Marcius Machado (PL) disse que o novo formato valoriza as origens da festa, um orgulho para Santa Catarina e o Brasil. Nilso Berlanda (PL) enfatizou a oportunidade apresentada ao público de desfrutar de shows regionais e nacionais, enquanto Lucas Neves (Podemos) lembrou que a Festa do Pinhão é um patrimônio cultural de Lages e a oportunidade de conhecer a hospitalidade de seu povo. (Fonte: Agência Alesc)
Recuperado da labirintite, Lula mantém agenda para SC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma sua agenda oficial nesta quarta-feira (28 de maio) após se recuperar de uma crise de labirintite. Não participou de compromissos apenas na terça-feira (27), por recomendação médica. Portanto, na quinta-feira (29), ele mantém os compromissos em Itajaí, Santa Catarina, onde participará da cerimônia de retomada do Porto de Itajaí. Nesta quarta, 28, ele visitará Salgueiro, em Pernambuco, onde irá à Barragem do Salgueiro, e depois seguirá para Cachoeira dos Índios, na Paraíba, para a entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi.
Ausência de Jorginho Mello
Segundo informações do meio político o governador Jorginho Mello (PL) não estará presente na visita do presidente Lula a Santa Catarina. A relação entre os dois tem sido marcada por divergências políticas, especialmente em relação à federalização do Porto de Itajaí. Lula já criticou a ausência de Mello em eventos anteriores no estado, mencionando que ele “perdeu a oportunidade” de participar de inaugurações importantes. Enfim, talvez fosse a oportunidade para Jorginho ter uma conversa a respeito de tantos pontos divergentes.