23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Como fazer pizza em casa? Chef dá dicas para a “massa perfeita”

No Dia da Pizza, os chefs Edu Guedes e Antonio Macedo ensinam
como preparar essa delícia de forma prática

Nesta segunda-feira (10), comemora-se o Dia da Pizza. Quer “desculpa” melhor para saborear seu prato favorito? Os chefs Edu Guedes e Antonio Macedo dão dicas para você fazer o prato em casa e sem esforço. Veja abaixo vídeo do preparo no The Chef!

O segredo da pizza está no preparo de uma boa massa. O pizzaiolo Antonio Macedo ensina truques para você não errar no ponto e garantir a base perfeita para o recheio. Confira:

O que fazer para a massa não ficar dura?

A farinha é a grande responsável por endurecer a massa. Por isso, use apenas a quantidade indicada na receita. Garanta que ela fique úmida. Segundo o especialista, também não é preciso sovar demais a massa.

 

Quanto tempo a massa deve descansar?

Depois de pronta, a massa de pizza deve repousar entre 40 minutos e duas horas. “Embrulhe a massa em plástico filme e deixe descansar, de preferência, por duas horas. Quanto mais a massa descansa, mais facilidade você tem para abri-la”, explica Macedo.

Como deixar a massa da pizza crocante?

Antes de começar o preparo da pizza, asse a massa por alguns minutos para que ela seque. “Se você colocar o molho de tomate e levar ao forno, vai criar umidade na bandeja. Na hora de comer, a pizza estará ‘mole’”, diz o pizzaiolo. Por isso, na hora de assar a pizza em casa, mantenha o fogo alto e na parte de baixo do eletrodoméstico.

Saiba como fazer massa de pizza e molho de tomate clássico abaixo:

Ingredientes

Massa

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento biológico fresco
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 3 copos de água
  • 1 xícara (chá) de óleo de soja

Molho de tomate

  • 1 kg de tomate batido no liquidificador
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 3 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

Massa

Junte todos os ingredientes em uma tigela – adicione a farinha por último. Misture tudo com as mãos até parar de grudar nos dedos. Deixe descansar de 40 minutos a duas horas (de preferência, a massa deve descansar por duas horas). Abra a massa, que deve ficar com 35 cm de diâmetro, devagar. Depois, leve ao forno por alguns minutos para que seque. Coloque o molho de tomate por cima da massa para fazer a base da pizza.

Molho de tomate

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Confira mais no The Chef

Fonte: Band
Foto: Freepik / Reprodução