Secretarias e Vigilância Sanitária foram oficiadas e terão que fornecer informações sobre regularidade nos balneários
O Ministério Público de Santa Catarina está exigindo informações da prefeitura de Florianópolis sobre a regularidade das condições sanitárias das praias de Florianópolis. Segundo o órgão, a medida foi tomada após o registro de um aumento significativo de pessoas que deram entrada nos hospitais da capital por conta de doenças virais, com sintomas como vômito, mal estar e diarreia. Foram oficiadas as Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente, além da Vigilância Sanitária. A prefeitura, no entanto, aponta para uma redução nos casos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Diminuição nos casos
Dados da capital revelam que foram contabilizados 466 atendimentos na rede municipal de saúde entre o final de 2025 e o início de 2026. Isso, segundo a prefeitura, indica uma queda substancial nos casos em comparação com o período entre 29 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025, quando foram registrados 988 – redução de 52,5%. Conforme o órgão, essa diminuição se deve às ações de conscientização que ocorrem no município, como orientações à população sobre cuidados com higiene, consumo seguro de água e alimentos.
Outro cuidado determinante, de acordo com a prefeitura, foi o aumento das fiscalizações contra o comércio irregular de alimentos, especialmente na praia, que eram armazenados e preparados de forma inadequada.
“O monitoramento é permanente e o trabalho integrado entre vigilância, fiscalização e orientação tem sido fundamental para reduzir os riscos à saúde, principalmente em períodos de maior fluxo de pessoas na cidade”, destaca o secretário de saúde, Almir Gentil.
Recomendações para os infectados
Uma recomendação para quem estiver com sintomas de virose é se manter bem hidratado e utilizar o soro de reidratação oral, especialmente após cada evacuação. Também é importante evitar alimentos gordurosos e dar preferência a refeições leves. Para evitar a infecção, são precisos apenas cuidados simples, como lavar bem as mãos, especialmente antes das refeições e após usar sanitários ou transporte público, e consumir apenas água tratada e de fonte segura, tendo esse cuidado também com o gelo.
Apesar do cenário de melhora, a Secretaria Municipal da Saúde reforça que a população deve permanecer atenta a qualquer sintoma. A desidratação é a principal complicação da diarreia e pode se agravar rapidamente, sobretudo em crianças e idosos. Deve-se procurar atendimento de saúde em caso de três ou mais episódios de diarreia em um intervalo de 24 horas, vômitos ou febre persistentes, sede intensa, redução da urina, recusa de alimentos ou presença de sangue nas fezes. A orientação é entrar em contato com o Alô Saúde, pelo telefone 0800 333 3233, para receber orientações adequadas ou procurar a UPA mais próxima.
VÍDEO: Turistas argentinos são flagrados transportando dois passageiros em caçamba de picape
Como não havia mais espaço no interior do veículo, dupla precisou acionar um motorista de aplicativo
Um caso ocorrido em plena SC-401 Norte, uma das rodovias mais movimentadas do estado, chamou a atenção das autoridades de trânsito na noite desta terça-feira (6). Agentes da Polícia Militar Rodoviária flagraram uma picape, com placas da Argentina, trafegando com duas pessoas na picape, por não haver mais espaço no interior do veículo. A prática é proibida e é considerada uma infração gravíssima pela Código de Trânsito Brasileiro (CTB).





