23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Confira a agenda cultural para o fim de semana de Florianópolis

Agenda Cultural de 30 de junho a 2 de julho

De ópera a samba, passando por um concerto de trilhas sonoras de games, a Agenda Cultural da capital catarinense traz diversas atrações pagas e também gratuitas. Confira!

Sexta-feira, 16/06

Game in Concert – Camerata Florianópolis

Evento pago. Idealizado pelo pianista e compositor Luiz Gustavo Zago, o projeto da Camerata Florianópolis apresenta um repertório com grande complexidade e dramaticidade inspirado nas trilhas sonoras de games como Warcraft, Dragonborn, Fortnite, Final Fantasy, Assassin’s Creed, entre muitos outros, nos quais o jogador participa de uma dramaturgia.

O show acontece às 20h30 no Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, no bairro Agronômica. Para ingressos e mais informações, clique aqui. 

 

Sábado, 1º/07

Cineclube da Mostra de Cinema Infantil

Evento gratuito. As sessões do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis são gratuitas e ocorrem todos os sábados, às 16h no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Neste dia 1º, será exibida a animação Meu Amigãozão, de Andrés Lieban.

Sinopse: Yuri, Lili e Matt se preparam para um dia especialíssimo. Mas seus sonhos vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram.

O Cinema Gilberto Gerlach fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, no bairro Agronômica.

Roda de Choro Mulheril

Evento pago. A partir das 14h, o bar Bugio recebe a roda do Choro Mulheril, puxado por mulheres instrumentistas e que tem por objetivo ser um espaço de acolhimento e de protagonismo feminino na música. O evento acontece dentro do bar Bugio, na rua Victor Meirelles. Para mais informações, clique aqui. 

Samba da Antonieta

Evento pago. Logo após a Roda de Choro Mulheril, a partir das 17h, o Bugio recebe a roda Samba da Antonieta, que virou tradição nos finais de semana da capital catarinense. O samba acontece na rua Victor Meirelles até às 21h30. Para mais informações, clique aqui. 

Russian State Ballet Stevanovich e Óperas

Evento pago. Balé e Ópera com sopranos e tenor de Moscou pela primeira vez no Brasil, diretamente dos grandes teatros de Moscou e São Petersburgo. Russian State Ballet Stevanovich, traz o espetáculo. Com envolvente história representada pelas solistas, que são todas primeiras bailarinas dos Grandes Teatros de Moscou e São Petersburgo. Os melhores Momentos do Lago dos cisnes e Ópera.

Sopranos e tenores dos grandes teatros de Moscou apresentam grandes clássicos das famosas óperas do The Kolobov Novaya Opera Theatre of Moscow. O evento, promovido pelo Instituto Stevanovich, acontece às 19h, no Teatro Pedro Ivo. Para ingressos e mais informações, clique aqui. 

As Masculinidades em Ney | Segunda Temporada

Evento pago. As masculinidades em Ney é um desdobramento de pesquisas entre arte, performance, estudos de gênero e psicanálise desenvolvidas pelo artista e psicanalista Anderson Abreu, desde 2019. Tendo como inspiração em sua pesquisa os modos como Ney Matogrosso utiliza sua voz, corpo, identidade e sexualidade nos conteúdos de sua arte, o performer mira em sua atuação a masculinidade universal.

Nesta segunda temporada o espetáculo terá a parceria da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, compondo um desabrochar de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo). Esta participação vem para marcar um movimento mais intimista, introspectivo e reflexivo ao espetáculo. O espetáculo, que não é um cover, começa às 20h30, no Teatro Álvaro de Carvalho, localizado na Rua Mal. Guilherme, nº 26 – Centro de Florianópolis. Para ingressos e mais informações, clique aqui.

 

Domingo, 2/07

Fortalezas com entrada gratuita neste domingo (2)

Evento gratuito. As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso gratuito neste domingo, 2 de julho, em mais um Dia de Gratuidade promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que administra as três fortificações.

Além da isenção para toda a comunidade, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. A fortaleza abre às 8h30, e o guiamento inicia às 10h.

Noite dos Profissionais da Dança – Mostra Didática Escola de Dança Andrea Nolla

Eventos pagos. A Noite dos Profissionais da Dança, é um evento que visa homenagear escolas e seus profissionais através de uma mostra didática realizada por seus professores e alunos. A Mostra tem como objetivo principal apresentar, à comunidade e aos pais, fragmentos dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula para formação dos alunos. Duas sessões estão programadas para este domingo, no Teatro Pedro Ivo: às 16h e às 19h30.

Para ingressos da sessão das 16h, clique aqui.
Para ingressos da sessão das 19h30, clique aqui. 

Foto: Freepik / Reprodução