13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Confira a previsão do tempo para a Grande Florianópolis

A previsão é de chuva na região da Grande Florianópolis. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60-100 km/, e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, às temperaturas ao amanhecer ficam em torno dos 23°C nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí e variam de 16°C a 19°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas chegam aos 32°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 22°C e 29°C no restante do estado.

Em Florianópolis a manhã a temperatura mínima é de 20.9°C, e a máxima de 28.3°C. A umidade do ar é de 91%, que é considerado aceitável. O índice UV é de 5, que é moderado. A possibilidade de ocorrência de chuva forte é de 93%.

Veja a previsão completa:

Na segunda-feira (05), a disponibilidade de calor e umidade seguem favorecendo a ocorrência de temporais isolados em todo o Estado entre a tarde e a noite. Os temporais devem ocorrer preferencialmente no Centro-Leste do Estado, com descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuvas pontualmente intensas.

O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado, porém, nas regiões afetadas pelas chuvas da semana anterior, o risco para ocorrências como deslizamentos é moderado a alto. Os ventos sopram sem direção preferencial em Santa Catarina, com intensidade fraca.

As temperaturas mínimas ficam em torno dos 21°C em todo o litoral e variam entre 14°C e 17°C nos planaltos e Meio-Oeste. À tarde, as temperaturas máximas podem passar dos 34°C no Extremo-Oeste e Oeste. Nas demais regiões, variam entre 27°C e 32°C.

Terça-feira (6)

Previsão de sol entre poucas nuvens entre o Extremo-Oeste e Oeste, enquanto que nas demais regiões a combinação de calor e umidade seguem favorecendo a ocorrência de temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas a esta condição é baixo a moderado. Os ventos seguem com intensidade fraca em todo o Estado, soprando de direções variadas.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 13°C e 17°C nos planaltos e no Meio-Oeste, enquanto que no Litoral e Vale do Itajaí oscilam entre 19°C e 21°C. No período da tarde, as temperaturas se elevam ainda mais na porção oeste do estado em relação aos dias anteriores, com as máximas podendo superar os 36°C no Extremo-Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas máximas ficam entre 28°C e 32°C.

Na quarta-feira (07), segue a condição de temporais isolados pelo Estado entre a tarde e a noite. Na quinta-feira (08), a formação de um ciclone no oceano, na altura da Argentina, e uma frente fria associada provocam chuvas em Santa Catarina, especialmente no Centro-Leste do Estado.

Foto: Renan Lucena/TVBV/Reprodução