19 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Confira as 10 últimas corridas do calendário da Fórmula 1 em 2025

Imagem: FIA F1.

Areta final do campeonato contará com três corridas noturna e o GP de São Paulo

A pausa de verão, no hemisfério Norte, da Fórmula 1 está chegando ao fim e o campeonato 2025 vai entrar na reta decisiva. O retorno da segunda metade do campeonato ocorre, entre os dias 29 e 31, no de GP da Holanda. Enquanto a emoção não volta para a tela da TVBV, é o mercado de pilotos que agita o cenário. Isso por que seis dos 20 pilotos possuem contrato apenas até o final deste ano.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Confira os 10 últimos GPs da temporada 2025 da Fórmula 1

GP da Holanda – Zandvoort (29 a 31 de agosto)

O tradicional circuito holandês abre a retomada do campeonato com um cenário único: pista à beira da praia e clima de festival, especialmente quando Max Verstappen corre em casa, transformando as arquibancadas em um mar laranja. No último ano, Lando Norris foi o responsável por vencer de ponta a ponta na casa do tetracampeão mundial (No fim, a papaya aproveitou o laranja da torcida).

GP da Itália – Monza (5 a 7 de setembro)

Logo depois, a Fórmula 1 segue para o icônico Templo da Velocidade, em Monza. Palco histórico desde 1950, o circuito dentro do parque da Villa Real é famoso por suas retas em alta velocidade, onde os carros passam 80% da volta com o pé cravado no acelerador.

O clima é eletrizante graças aos apaixonados tifosi, que transformam o autódromo em um mar vermelho para apoiar a Ferrari. Diga-se de passagem, Charles Leclerc fez a festa dos italianos em 2024, quebrando um jejum de três anos de seca da equipe de Maranello em casa.

Imagem: FIA F1.
GP do Azerbaijão – Baku (19 a 21 de setembro)

A charmosa Baku mistura história e modernidade, e sua pista urbana é sinônimo de imprevisibilidade. Entre as curiosidades, o estreito trecho junto às muralhas medievais na curva 8 e a reta de 2 km, são ideais para ultrapassagens.

GP de Singapura – Marina Bay (3 a 5 de outubro)

A primeira corrida noturna da história segue como uma das mais exigentes para os pilotos. O traçado de rua em Marina Bay tem 19 curvas sob calor úmido, oferecendo pouco espaço para erros.

Em 2008, Singapura teve a honra de sediar a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1. O Grande Prêmio, que foi a 15ª etapa daquela temporada, ficou marcado pela polêmica vitória de Fernando Alonso, da Renault.

GP dos Estados Unidos – Austin (17 a 19 de outubro)

O Circuito das Américas é um dos favoritos do calendário, com sua icônica subida para a Curva 1, palco de largadas dramáticas. Logo depois, vem a sequência de curvas rápidas em S, exigindo precisão máxima.

A Fórmula 1 fez sua estreia no Circuito das Américas em 2012, marcando o retorno do Grande Prêmio dos Estados Unidos após cinco anos, desde a última corrida em Indianápolis em 2007. O evento atraiu mais de 100 mil espectadores para Austin e ficou marcado pela última vitória de Lewis Hamilton com a McLaren, antes de sua histórica transferência para a Mercedes em 2013.

GP do México – Cidade do México (24 a 26 de outubro)

No Autódromo Hermanos Rodríguez, a altitude acima de 2.000 metros cria desafios únicos para os carros. O ponto alto é o Foro Sol, onde a pista cruza um estádio lotado de torcedores, garantindo um dos ambientes mais barulhentos da temporada.

Em 1959, o pai dos irmãos mexicanos Ricardo e Pedro Rodríguez, figuras icônicas do automobilismo, atuava como conselheiro do presidente do México, Adolfo López Mateos. Aproveitando sua influência, sugeriu a construção de um autódromo na Cidade do México, no parque esportivo Magdalena Mixiuhca, utilizando as vias internas já existentes. A proposta foi bem recebida pelo presidente, e o circuito ficou pronto em menos de um ano.

Imagem: FIA F1.
GP de São Paulo – Interlagos (7 a 9 de novembro)

Clássico do calendário, Interlagos é sinônimo de emoção. O traçado curto e veloz é famoso por mudanças climáticas repentinas e pela sequência do S do Senna, que costuma render ultrapassagens ousadas logo na primeira volta.

Assim como muitos circuitos anteriores à Segunda Guerra Mundial, Interlagos possui curvas inclinadas, começando com um trecho que lembra um meio-oval. Entre 1957 e seu retorno ao calendário da Fórmula 1 em 1990, o autódromo podia até ser configurado como um grande oval.

GP de Las Vegas (20 a 22 de novembro)

Localizado no coração de Las Vegas, o novo circuito de rua de 6,2 km e 17 curvas passa por pontos icônicos como Caesars Palace, Bellagio e Venetian. Com velocidades médias semelhantes às de Monza, a pista promete corridas extremamente rápidas

GP do Catar – Lusail (28 a 30 de novembro)

Projetado principalmente para corridas de motociclismo, o Circuito Internacional de Lusail tem 5,4 km de extensão e é conhecido por ser rápido e fluido, com predominância de curvas de média e alta velocidade. Mais de um quilômetro do traçado corresponde à reta principal, que oferece amplas oportunidades de ultrapassagem antes da Curva 1.

GP de Abu Dhabi – Yas Marina (5 a 7 de dezembro)

Em 2009, o circuito fez sua estreia como palco da última etapa da temporada de Fórmula 1, com Sebastian Vettel vencendo pela Red Bull, seguido pelo companheiro de equipe Mark Webber e pelo já campeão Jenson Button. Um ano depois, em Abu Dhabi, Vettel conquistaria seu primeiro título mundial — em meio a muitas lágrimas.

Com informações de band.com.br

           

             

Trabalhador fica pendurado em prédio de Itapema

A vítima foi salva por um equipamento de segurança no 21º andar

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde das última segunda-feira (18) no bairro Meia Praia, em Itapema, após um trabalhador ficar preso no 21º andar de um prédio em construção. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMSC), a vítima estava em um andaime quando a…

Continue lendo