Maratona Internacional provoca mudanças principalmente na região central, via expressa sul, pontes e trechos do continente
O trânsito de Florianópolis será modificado temporariamente devido à Maratona Internacional de Floripa Fibra 2025, que ocorre neste sábado (30) e domingo (31). As principais alterações serão em trechos da região central, via expressa sul e nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), o evento reúne quase 20 mil atletas de todo o mundo e deve gerar um impacto financeiro de R$ 80 milhões na economia local. Os dois dias da competição contam com a largada no trapiche da Beira-Mar Norte às 5h10, e a liberação total das vias deve ocorrer às 9h no sábado e às 11h30 no domingo, sendo que alguns trechos serão liberados antes.
Durante os dois dias, o trânsito terá trechos bloqueados e pontos de compartilhamento entre veículos e atletas. Confira abaixo as alterações detalhadas de cada trecho afetado.
Alterações no sábado (30)
O primeiro dia do evento inicia com a largada da meia maratona de 21 km no Trapiche da Beira-Mar Norte às 5h10. O trajeto segue em parte da Avenida Beira-Mar Norte, continua em direção a região continental pela ponte Colombo Salles até as ruas do Balneário do Estreito.
A partir disso, o retorno à Ilha é feito pela ponte Pedro Ivo Campos em direção à Via Expressa Sul e termina na Avenida Beira-Mar Norte. Vale destacar que a Ponte Hercílio Luz não será fechada para veículos na noite desta sexta-feira (29) e permanecerá aberta até às 9h de sábado, quando terminam as alterações.
As vias que estarão reservadas apenas para os corredores são o Elevado Rita Maria, Elevado Dias Velho e a Avenida Beira-Mar Continental. Ambos os elevados devem ser liberados por volta das 8h. As demais pistas serão compartilhadas entre esportistas e motoristas.
Para os motoristas que quiserem trafegar na Avenida Beira-Mar Norte sentido Centro-bairro, o trânsito será direcionado pela marginal até a Praça Celso Ramos. Já aqueles que estiverem indo em direção ao Centro, precisam desviar pela Rua Bocaiúva ou Avenida Mauro Ramos.
Na região do Balneário do Estreito todas as vias serão compartilhadas entre corredores e motoristas. Lá, a previsão é que o trânsito seja liberado às 6h50. Quanto à Beira-Mar Continental, esta será bloqueada para veículos das 3h às 7h. Já as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles terão duas faixas reservadas para os esportistas e duas para os veículos até a liberação às 7h.
No trecho da Avenida Gustavo Richard com o túnel Antonieta de Barros, o tráfego será compartilhado das 3h até às 8h. Seguindo para o final da corrida, o trânsito no sentido Sul da Ilha em direção ao Centro será desviado na altura do Fórum para a Avenida Hercílio Luz ou Avenida Paulo Fontes até às 8h.
Alterações no domingo (31)
O segundo e último dia da competição também terá a largada da maratona de 42 km no trapiche da Beira-Mar Norte às 5h10. As vias do percurso exclusivas para corredores serão o Elevado Rita Maria, Elevado Dias e a Avenida Beira-Mar Continental. As demais pistas serão compartilhadas entre participantes das provas e motoristas.
O trajeto desta corrida segue parcialmente igual ao do dia anterior, com a principal diferença sendo que, ao retornarem até a Beira-Mar Norte, os competidores seguem em direção à Trindade antes de retornarem para a linha de chegada.
O trânsito na Avenida Beira-Mar Norte sentido Centro-bairro será feito pela marginal. Os cruzamentos em direção às pontes ficarão bloqueados da Rua Arno Hoeschel até a altura do Koxixos. Já os elevados Rita Maria e Dias Velho deverão ser liberados por volta de 10h.
As pontes Pedro Ivo e Colombo Salles seguem com a mesma divisão de duas faixas para veículos e duas para os corredores até às 7h. A Beira-Mar Continental será novamente bloqueada para veículos até por volta das 7h.
De volta à Ilha, a Avenida Gustavo Richard, o Túnel Antonieta de Barros e a Via Expressa Sul também serão compartilhadas, com proibição de conversões à esquerda na Via Expressa Sul, mas sem desvios de trânsito no sentido pontes-aeroporto.
O trânsito no sentido Sul da Ilha segue com o mesmo desvio na altura do Fórum pela Avenida Hercílio Luz ou Avenida Paulo Fontes até às 10h. No bairro Trindade, a Avenida Prof. Henrique Fontes será compartilhada entre veículos e atletas.
Para os motoristas que vão em direção ao centro, o trânsito será desviado para a Avenida da Saudade e o Elevado do CIC, para que os motoristas sigam pelo bairro Agronômica e pelas Avenidas Mauro Ramos ou Bocaiúva. Outra alternativa é utilizar o binário do Pantanal para acessar o túnel e se dirigir ao centro.
Confira a previsão de liberação para cada via
Sábado (30) – Meia-maratona (21 km)
Beira-Mar Continental – até 7h
Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles – até 7h
Elevados Dias Velho e Rita Maria – até 8h
Via Expressa Sul – até 8h
Túnel Antonieta de Barros e Av. Gustavo Richard – até 8h
Beira-Mar Norte – até 9h
Domingo (31) – Maratona (42 km + 5 km)
Beira-Mar Continental – até 7h
Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles – até 7h
Elevados Dias Velho e Rita Maria – até 10h
Via Expressa Sul – até 10h
Trindade (Av. Prof. Henrique Fontes) – até 10h30
Túnel Antonieta de Barros e Av. Gustavo Richard – até 11h
Beira-Mar Norte – até 11h30
Ponto turístico de Balneário Camboriú será interditado para obra milionária
Complexo Turístico Morro do Careca contará com passarela de vidro e balanço suspenso
O Morro do Careca, um dos cartões-postais naturais de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá o acesso interrompido a partir desta segunda-feira (1º). O motivo é a construção de um empreendimento milionário de revitalização, que inclui…