23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Congresso de Educação Básica de Florianópolis começa nesta terça-feira na UFSC

Encontro reúne apresentações dos trabalhos de pesquisa de profissionais
ligados à rede municipal de ensino

Começa nesta terça-feira (18) a 12ª edição do Congresso de Educação Básica (COEB) de Florianópolis. O encontro acontecerá no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado no campus da Trindade, a partir das 8h. Neste primeiro dia de COEB os profissionais ligados à rede municipal de ensino e pesquisadores farão apresentações dos seus trabalhos de pesquisa.

Dando inicio nas palestras, a professora Mariza Vasques de Abreu esplanará o tema do congresso, Educação para a cidadania: inclusão, inovação e sustentabilidade, logo após, Graziela Sarkis, mestra em educação, abordará “Juventudes, tecnologias digitais e educação: mapeamentos a partir da teoria ator-rede”. Já a mestra em educação Anésia Maria Martins Furtado, falará sobre “A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidade da profissão docente na Educação Infantil”.

Lilian Poleto Lesina, mestra em educação inclusiva, apresentará o tema “A equipe gestora frente ao coletivo escolar na consolidação da educação inclusiva: reverberações nas práticas da educação infantil”. Também a professora mestra em educação Andréa do Prado Felippe vai falar sobre “A Importância da Formação (Psico) Linguística do Professor Alfabetizador para a Obtenção de Bons Resultados na Alfabetização”.

 

A doutora em educação Lara Beatriz Fuck abordará “A medicalização das práticas educativas e as relações com os saberes medicalizantes no ensino básico das escolas públicas municipais” e a mestra em educação científica e tecnológica, Suellen Souza Fonseca, falará a respeito de “Ancestralidade afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões formativas para uma educação científica antirracista”.

Para encerrar o primeiro dia, a professora doutora Ticiane Bombassaro Marissi, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), fará sua apresentação com o tema “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: contexto educacional florianopolitano em debate”, no Auditório Garapuvu. O evento acontecerá até quarta-feira (19).

Foto: Agecom UFSC / Reprodução