Ferramenta é regulamentada desde 2016 e protege o consumidor de ligações com quatro DDDs
O Procon de Santa Catarina oferece um serviço que deve ser cada vez mais utilizado pela população. O Bloqueio de Telemarketing permite que usuários façam um cadastro e bloqueiem ligações de telemarketing. O órgão alerta que a ferramenta só é disponível para números de telefone oriundos do estado, e impede as ligações com os DDDs 42, 47, 48 e 49. A medida foi instaurada pela Lei Estadual 15.329/2010 e é regulamentada pelo decreto 638/2016.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A função está disponível no site do Procon. Para acessá-la, o usuário deve clicar na aba “Bloqueio de Telemarketing”, que fica em um quadro branco situado no canto esquerdo da tela. Depois, são solicitadas informações básicas. Ao preencher os espaços, o número ficará cadastrado e não poderá mais receber ligações do tipo com os DDDs citados anteriormente.
No entanto, o órgão alerta que, a partir do cadastro, as empresas tem um prazo de 30 dias para se adaptar e ligações ainda podem ocorrer. Finalizado o prazo, a ligação fica proibida para o telefone cadastrado sem a autorização do usuário. Correio eletrônico, SMS e mensagens também são bloqueados. Caso o bloqueio seja desrespeitado, o consumidor deve formalizar uma reclamação junto ao órgão e a empresa infratora será multada em R$ 6 mil pela ocorrência, dobrada a cada reincidência.
Catarinense se torna primeiro brasileiro treinador de time da NBA
Tiago Splitter, natural de Joinville, assume o Portland Trail Blazzers durante afastamento por tempo indeterminado de head coach principal
O joinvilense Tiago Splitter proporcionou mais um feito histórico na NBA nesta quinta-feira (22). Segundo informações da ESPN dos Estados Unidos, o catarinense foi o escolhido pelo Portland Trail Blazzers para assumir o cargo de treinador da equipe de forma interina. Desta forma, ele se tornou o primeiro brasileiro a assumir o cargo de head coach na maior liga de basquete do mundo. Ele já tinha o nome escrito na história da NBA ao ser o primeiro brasileiro a ser campeão, quando conquistou o troféu pelo San Antonio Spurs, em 2014.





