20 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Turismo

Corpo de Bombeiros prepara guarda-vidas para a temporada de verão em São José

Além do treinamento, os CBMSC deu alguma dicas para a população poder aproveitar o verão com segurança, nas praias

Na manhã desta segunda-feira (11) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou um treinamento com os guarda-vidas militares que irão atuar nas praias da região de Palhoça, Governador Celso Ramos e Biguaçu, cidades que fazem parte da área de abrangência do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM) com sede em São José.

O treinamento se estende até sexta-feira (15) e conta com diversas atividades que simulam situações reais enfrentadas por eles durante as ocorrências ou que servem de preparação para um possível atendimento.

A primeira atividade consistiu na subida da trilha da Pedra do Urubu, que dá acesso à Trilha da Prainha. De lá, os militares realizaram um salto da pedra da Toca do Tambor, retornando a nado para o treino de travessia. O treinamento no percurso serve de preparo para atendimento de eventuais ocorrências no local, uma vez que a trilha é aberta ao público.

Para o sargento e guarda-vidas militar, Jeferson da Silva, o treinamento anual mantém a performance dos que já atuam e prepara os novos. “O treinamento dura uma semana e prepara o guarda-vidas para diversas situações, deixando ele a par do que pode vir a ocorrer nas praias. O nosso principal objetivo é prevenir os acidentes do meio aquático”.

O sargento aproveita para alertar a todos sobre os cuidados no mar e lembrar que no aplicativo da corporação, o CBMSC Cidadão, o usuário consegue acessar diversas informações, entre elas, informações sobre as praias do Estado. “No aplicativo o cidadão consegue checar diversas informações sobre as praias, conseguindo saber sobre o nível do mar, se há presença de água-viva e condições gerais sobre a praia”.

Orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

  • Sempre checar se a praia é acessível ou não;
  • Checar a condição da praia, se ela está em bandeira verde, amarela ou vermelha;
  • Banhar-se próximo a um posto de guarda-vidas;
  • Se o mar está com ressaca ou não;
  • Se informar com o guarda-vidas mais próximo ou no aplicativo CBMSC Cidadão.

Foto: CBMSC/Reprodução

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Economia, Turismo

Turismo