Prefeitura do município mobilizou maquinário após denúncia do Portal TVBV sobre situação do local, mas, segundo moradores, serviço não foi feito de forma completa
Após denúncia feita pelo Portal TVBV Online, a prefeitura de São José mobilizou um maquinário para realizar a limpeza do córrego que corta o Loteamento Bosque da Pedra, no Sertão do Maruim, que sofre com frequentes alagamentos em dias de fortes chuvas. A operação foi iniciada na última sexta-feira (29) e deve acontecer até esta quarta-feira (3). De acordo com a prefeitura, um trecho de mais de 500 metros está sendo contemplado. No entanto, conforme relato de moradores, a parte mais importante não será limpa.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Leonardo Oliveira, morador e presidente do loteamento, explicou à reportagem que a intervenção nesse trecho importante não aconteceu por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental (APP) e que seria necessária uma autorização para limpar aquele trecho. Porém, segundo ele, a parte que está sendo mexida também é uma APP.
“A prefeitura teve semana passada ali, fazendo serviço e tal, fez a limpeza de uma parte ali na área de APP, passaram a máquina de limpar, fizeram uma limpeza na vala e no outro lado lá, beirando o pasto do outro lado. Só que foi feita uma medida paliativa ali, porque isso que eles estão fazendo não vai resolver”, explica o presidente.
Ele segue dizendo que o próprio secretário de infraestrutura já disse que ali tem que ser feita uma canalização, mas “eles não resolvem, dizem que é culpa do loteador, que o loteador não fez a infraestrutura correta ali no loteamento para acordar esse córrego. Então um empurra para o outro”, completa.
“A pergunta fica no ar é: como a prefeitura aprovou um loteamento sem estar feita a canalização, sem estar feita a infraestrutura correta e foi liberado o loteamento para ser loteado”, questiona Leonardo.
Helenice Mariani, outra moradora do loteamento, acredita que essa ação terá um efeito positivo, mas não vai resolver a situação. “Isso que eles fazem aí é uma maquiagem, tá? Eles vão ali, tiram a sujeira de dentro da vala e o que que acontece? Só tem espaço pra mais água, aí demora mais pra encher a água na nossa casa, não significa que o problema foi resolvido. De maneira nenhuma”, comenta.
Resposta da prefeitura
A reportagem do Portal TVBV Online entrou em contato com a prefeitura de São José em busca de esclarecimentos por parte do órgão. A Secretaria Municipal da Infraestrutura explicou que alguns locais não podem sofrer intervenções por conta de APP ou da não autorização do proprietário do terreno, onde há cercas elétricas. Por conta disso, segundo a instituição, o loteador será notificado a construir uma tubulação.
“O que cabe à Prefeitura é realizar a manutenção do que está acessível, mas a solução efetiva depende da obra de drenagem a ser feita pelo loteador”, completou Nardi Arruda, secretário de infraestrutura do município.
Suspeito de assalto à mão armada a posto de gasolina em Laguna é preso
Testemunhas relataram que homem roubou uma grande quantidade de dinheiro, garrafas de whisky e outros objetos
Um homem de 49 anos foi preso nesta terça-feira (2) em Laguna, no Litoral Sul catarinense, suspeito praticar um assalto à mão armada em um posto de combustíveis no bairro Magalhães. Conforme a investigação, sob grave ameaça e portando uma arma de fogo, o indivíduo teria roubado cerca de R$ 2 mil em dinheiro, garrafas de whisky, isqueiros elétricos e outros objetos, causando um grande prejuízo ao estabelecimento.