3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Educação

Crianças aprendem sobre educação financeira com projeto nas escolas

Programa Financinhas já atendeu 600 estudantes de Florianópolis e visa desenvolver gerações aptas a tomarem decisões conscientes e sustentáveis

Cerca de 600 estudantes das escolas municipais de Florianópolis já foram atendidos pelo Programa Financinhas, que tem como objetivo ensinar educação financeira e desenvolver cidadãos aptos a tomarem decisões conscientes e sustentáveis economicamente. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis através da Assessoria de Políticas Públicas Para Infância e Juventude, em parceria com o Sicoob Maxi Crédito.

As atividades acontecem em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível, abordando temas como sonhos pessoais, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.

A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania.

 

Por fim, a educação financeira capacita as pessoas a gerenciar suas finanças de forma eficaz, consciente e responsável, desenvolvendo habilidades essenciais que permitam uma gestão financeira adequada.

“Com o Programa Financinhas, buscamos enfrentar desafios como o superendividamento que afeta significativamente a população brasileira, atingindo a marca preocupante de 20%, conforme relatado pelo Banco Central. Ao oferecer uma educação financeira de maneira lúdica e acessível, nosso objetivo é capacitar as gerações mais jovens, fornecendo conhecimento sobre finanças. Ao estimular comportamentos positivos, podemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões financeiras sustentáveis”, explica Samuel Vidal, assessor de Políticas Públicas Para Infância e Juventude.

“Cultivamos valores e comportamentos que são alicerces essenciais para uma vida financeira saudável. Estamos construindo não apenas orçamentos equilibrados, mas cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões responsáveis”, complementa a coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade da cooperativa, Raquiela Massaia Collete.

 

Foto: Prefeitura de Florianópolis

Educação

Economia, Educação

Educação

Educação

Educação

Educação