23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Crianças do Neim Irmão Celso viram assessores mirins

De forma inédita, turminha de 4 a 6 anos de idade despachou com o Secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira

Por uma tarde, as crianças de 4 a 6 anos do Núcleo de Educação Infantil Municipal Irmão Celso, localizado na Agronômica, tiveram a oportunidade inédita de se tornarem os assessores do secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira.

Na última quinta-feira, a turminha chegou ao prédio, que abriga a Secretaria de Educação, por volta das 14h e se dirigiu para o 5º andar, onde fica localizada a sala do secretário. Após cumprimentarem todos do gabinete, o grupo de 17 crianças foi dividido em cinco e as primeiras tarefas do dia começaram a ser realizadas.

Cada equipe ficou responsável por obter informações da rede municipal de ensino nos vários departamentos e diretorias que compõem a Secretaria.

Aventura pelo prédio para coletar dados

O primeiro grupo teve que ir até a Diretoria Operacional (DIOP), para conversar com o diretor, Jean Fernandes, a respeito da compra dos 3 mil triciclos para a Educação Infantil, e perguntar se todos os brinquedos já haviam sido entregues para as 85 creches municipais.

Jean conferiu os dados e informou que cerca de 2.800 “motoquinhas” já haviam sido distribuídas, restando apenas 200 no almoxarifado. Do outro lado do corredor, na sala do diretor de Planejamento de Dados Educacionais, Eduardo Gutierres, as crianças foram atrás dos números de matriculados estrangeiros na rede municipal de ensino.

Descobriram que, no total, as unidades educativas municipais possuem 629 estudantes vindos de vários países da América Latina, além da Rússia, Estados Unidos, Espanha, Índia e outros. Enquanto isso, no 4° andar, a arquiteta, Gabriela dos Santos, explicou para o segundo grupo como irá solucionar o problema do Neim Irmão Celso, que está tendo complicações com as raízes de uma árvore que está quebrando a calçada da creche.

Na sala ao lado, fica a Diretoria de Gestão Escolar, comandada por Fabrícia Luiz Souza, que ficou encarregada de dizer às crianças a idade da profissional mais antiga e mais nova do Neim Irmão Celso.

“Vocês sabiam que a profissional mais antiga, a auxiliar de sala Joseane do Nascimento, já trabalha na RME há quase 30 anos? Muito tempo, né? Agora, a professora substituta Eliane Nogueira ingressou no Neim no início deste mês”, revelou Fabrícia.

A última parada dos pequenos foi no 9º andar. Lá eles visitaram a diretoria de Educação Fundamental (DEF), onde foram recepcionados pela diretora, Raquel Valduga, e pelo gerente, Alexandre Saydelles, que explicaram alguns detalhes das mudanças que vão acontecer na transição para o ensino fundamental.

Raquel contou que todos vão ser alfabetizados por professores muito capacitados, falou sobre a importância de aprender a ler e escrever, e sobre a nova rotina que eles terão a partir do ano que vem.

Encerraram as tarefas dadas pelo secretário na diretoria de Educação Infantil, onde foram compensados pelo trabalho duro com um momento divertido preparado pela diretora Débora Schutz e pela coordenadora pedagógica Juliana de Souza.

Confira mais fotos da brincadeira:

Foto: PMF/Reprodução