Investigados foram alvos de buscas em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo
Três homens investigados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro foram alvo de mandados de busca e apreensão pela Polícia Civil (PCSC) em cidades do Litoral Norte de Santa Catarina nesta terça-feira (22). O grupo teria movimentado mais de R$ 230 milhões em cirptomoedas.
Os mandados foram cumpridos nesta manhã em endereços ligados aos investigados em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Durante as buscas, foram apreendidos quatro veículos, aparelhos telefônicos, equipamentos eletrônicos, dinheiro em espécie e vários documentos, que auxiliarão na continuidade das investigações e na identificação de outros envolvidos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Diante da gravidade dos fatos investigados, além das buscas, a Justiça autorizou, a pedido da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico dos investigados. Os pedidos foram deferidos após manifestação favorável do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Segundo a PCSC, as investigações que resultaram na ação desta terça-feira foram iniciadas no ano de 2023. Dados extraídos de celulares apreendidos foram analisados e revelaram que parte do dinheiro obtido pelo grupo com o tráfico de drogas era “lavado” por meio de “máquinas de mineração” de criptomoedas, fornecidas por outro investigado.
Além de ganhar aparência de origem lícita, o montante de R$ 230 milhões obtido em forma de moeda digital possibilitou ao grupo criminoso dificultar o rastreamento da origem pela polícia.
Sob ameaça de sanções, Brasil avalia criar seu próprio GPS
Grupo técnico foi criado semanas antes de investidas de Donald Trump
Um grupo de especialistas vai estudar a viabilidade de o Brasil desenvolver seu próprio sistema de geolocalização por satélite, nos moldes do GPS, um empreendimento de altíssima complexidade e custo. O grupo técnico deve diagnosticar as eventuais consequências do país depender de sistemas de posicionamento, navegação e tempo controlados por outras nações.