2 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Criminosos se passavam por agências de turismo para traficar drogas

Fotos: PCSC
Alvos de operação operavam esquema de tráfico nos três estados do Sul

A nova fase de uma operação contra o tráfico interestadual de drogas resultou na prisão de 10 pessoas nesta terça-feira (1º). Os alvos são investigados também por se passarem por agências de turismo para ocultar a origem dos valores. A Operação Gênesis II foi deflagrada em oito nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Polícia Civil (PCSC), além das prisões, os policiais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e contas bancárias dos alvos, que somam o valor de R$ 37.189.201,00.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As investigações revelaram que o grupo operava um esquema de transporte de drogas entre os estados do Sul do país. Os entorpecentes eram vendidos principalmente em cidades do litoral de Santa Catarina. Para realizar a lavagem do dinheiro, ocultando a origem ilícita, os investigados utilizavam agências de turismo como fachada.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de:

  • São José
  • Balneário Camboriú
  • Camboriú
  • Itajaí
  • Joinville
  • Foz do Iguaçu (PR)
  • Campo Mourão (PR)
  • São Leopoldo (RS)

Durante as buscas, três pessoas foram presas em flagrante na posse de drogas. Duas prisões ocorreram em Campo Mourão, onde a Polícia Civil do Paraná apreendeu flores de cannabis. O terceiro flagrante ocorreu em Itajaí, onde a PCSC apreendeu também cinco quilos de maconha prensada.

Relembre a primeira fase

Na primeira fase da Operação Gênesis, deflagrada em setembro de 2024, oito pessoas foram presas por envolvimento no esquema de tráfico de drogas entre Santa Catarina e o Paraná. A investigação revelou o transporte de cerca de 1,5 toneladas de entorpecentes ao longo dos três meses anteriores.

A ação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão no Litoral Norte catarinense e no Paraná. Durante as buscas, foram encontrados em posse dos investigados uniformes da polícia e uma viatura descaracterizada falsa, além de quatro armas de fogo.

           

             

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

Levantamento divulgado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estimou que cerca de 11,4 milhões de brasileiros, considerando os maiores de 14 anos, já usaram cocaína ou crack alguma vez na vida, o que representa 6,6% da população. O índice apresenta um aumento estatisticamente significativo, segundo os pesquisadores, já que, em 2012, a taxa era de 4,43%.

Continue lendo