21 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Crise do metanol: venda de destilados no estado cai 7,6% em setembro

Foto: Sandra Araújo/Agência de Saúde DF
Especialistas explicam que alta da inflação também teve influência no comércio

Santa Catarina ainda não tem casos confirmados de intoxicação por metanol. Algumas ocorrências são suspeitas, mas o sangue das vítimas ainda está passando por análise da Polícia Científica para saber se houve ingestão da substância. Mesmo assim, os estabelecimentos que vendem destilados sentem o impacto dessa onda que assola o Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, os comércios registraram uma queda de 7,6% nas vendas no mês de setembro. Esse é o terceiro pior resultado dentre todos os estados do país, atrás apenas de Roraima e do Pará, e igual ao do Rio de Janeiro.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, essa queda nas vendas tem relação, é claro, com a onda de intoxicação do metanol, que já registrou 47 casos, e com o aumento da inflação, que diminui o poder de compra dos brasileiros. “Outros fatores também influenciaram no resultado negativo, como por exemplo, o alto índice de inflação que restringiu a renda da população, e o impacto dos casos de intoxicação por metanol, que espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos”, finaliza.

Para recuperar os lucros perdidos neste mês por conta dessas situações, a esperança para o ano, segundo Taise Cioccari, conselheira da Abrasel, está na temporada de verão. “Se preparem com equipes, com bom atendimento e com a busca de insumos, lógico, de qualidade, mas com custo benefício para cada realidade de bares e restaurantes”, destaca. O repórter Gabriel Philippi, do Band Cidade, traz mais detalhes na reportagem.

Confira

           

             

Waguinho Dias não faz mistério e revela escalação para jogo contra Chapecoense

Equipe terá a volta de Mascarenhas, há um mês fora por lesão, e Felipe Augusto, que jogou poucos minutos no clássico após tempo machucado

O técnico Waguinho Dias não quer saber de mistério no comando do Figueirense. Nesta quarta-feira (22), ele estará na beira do gramado para o jogo da equipe contra a Chapecoense, válido pelas quartas de final da Copa Santa Catarina, e não fez algo que os treinadores costumam fazer a véspera de jogos de futebol. Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (21), ele foi perguntado sobre a escalação. Normalmente, as respostas para esse tipo de pergunta são cheias de enrolação. Waguinho, no entanto, preferiu dar uma de “sincerão” e divulgou os 11 que começarão o confronto na Arena Condá, com início às 19h30.

Continue lendo