4 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Custo de vida de Florianópolis tem alta de 0,21% em outubro, aponta Udesc

Foto: Allan Carvalho/PMF
Setores da alimentação e comunicação registraram os maiores aumentos de outubro

Viver em Florianópolis ficou mais caro no mês de outubro, segundo o Índice de Custo de Vida, calculado pela Esag/Udesc. A pesquisa indica que o preço médio de gastos essenciais na capital catarinense teve uma alta de 0,21%. Em relação ao mês de setembro, também houve uma alta – 0,32%, conforme os dados. Já em relação a outubro do ano passado, os números coletados no mês passado indicam uma queda de 0,11%.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Desde o início do ano, a inflação fez com que o preço dos itens subisse 4,49%. Em relação aos últimos 12 meses – desde outubro de 2024 – a alta é ainda maior, de 5,61%.

Batata puxa o aumento

Dos nove setores analisados, seis registraram aumento. A principal alta foi na alimentação, que cresceu em 0,80%, puxada pelas elevações expressivas da batata inglesa, tomate e óleo de soja. A comunicação também registrou uma alta (0,52%), principalmente por causa do aumento no acesso à internet. Educação foi o terceiro setor com maior crescimento, com 0,36%.

Já em relação à redução, dois subgrupos tiveram queda expressiva e colaboraram para que a alta não fosse maior. São eles: artigos de residência (-0,33%) e despesas pessoais (-0,14%). O Índice de Custo de Vida é realizado mensalmente em Florianópolis desde 1968. O cálculo é baseado no levantamento dos preços de 297 bens e serviços consumidos por famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos na capital catarinense.

           

             

Deslizamento de terra deixa dois trabalhadores soterrados em obra

Acidente aconteceu no bairro Córrego Grande, em Florianópolis; ambos foram encaminhados ao hospital com estado de saúde estável

Dois trabalhadores ficaram feridos após um deslizamento de terra os deixar soterrados na tarde desta terça-feira (4). O acidente aconteceu por volta das 15h20, no bairro Córrego Grande, na região central de Florianópolis. Os dois foram encaminhados ao hospital lesionados, mas com o quadro de saúde estável. As informações são do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que atendeu a ocorrência.

Continue lendo