Queda foi puxada pela alimentação em casa, que teve redução de 0,32%
O Índice do Custo de Vida em Florianópolis, calculado pela Udesc, atingiu o menor patamar do ano neste mês de julho. Embora o acumulado dos últimos meses ainda apresente uma alta, julho teve uma desaceleração de 0,12% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 0,42% quanto ao mês anterior.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O principal destaque do mês foi a alimentação em residência. Itens para fazer comida em casa tiveram uma redução de 0,32%. A baixa foi impactada principalmente pela forte queda em itens como batata inglesa (-21,95%), cebola (-14,30%), abacaxi (-11,21%) e laranja paulista (-10,47%). Já o grupo geral de Alimentos e Bebidas teve alta de 0,19%. O subgrupo de açúcares e derivados apresentou uma elevação de 4,50%, com destaque para chocolate em barra e bombom (10,77%).
Outros itens importantes também apresentaram redução, impactando diretamente no orçamento das famílias que vivem na capital catarinense. Quedas foram registradas, além da alimentação, na habitação (-0,22%) e artigos de residência (-1,73%).
O responsável pelos estudos do ICV, o administrador Hercilio Fernandes Neto, comenta que a desaceleração observada em julho pode indicar uma tendência de maior controle inflacionário na capital catarinense, embora o acumulado em 12 meses ainda esteja acima da meta de inflação nacional. “Acompanhar os próximos meses será fundamental para entender a trajetória do custo de vida até o fim de 2025”, observa Neto.
Como é calculado
O índice reflete os impactos da variação de preços sobre os orçamentos de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, foi construído com base na análise de 297 itens, pesquisados entre 1º e 31 de julho. Desse total, 87 apresentaram aumento de preço, 106 permaneceram estáveis e 104 tiveram queda.
Os estudos são realizados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Esag/Udesc), com apoio da Fundação Fesag.
Sindicato vota nova paralisação geral dos serviços municipais nesta quarta
Rodada de negociação com a prefeitura será finalizada na tarde desta terça-feira (5), na sede do TJSC
Os servidores municipais de Florianópolis avaliam o início de um movimento grevista a partir desta quinta-feira (7). O sindicato que representa a categoria, o Sintrasem, reúne-se nesta terça-feira (5) com a prefeitura na sede do Tribunal de Justiça, às 16h, para terminar uma negociação iniciada nesta segunda-feira (4). Terminada a rodada de debates, haverá uma assembleia nesta quarta (6) para avaliar o resultado da conciliação e votar a paralisação. A reunião dos sindicalistas acontece às 13h na praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis.