Gastos com residências e despesas pessoais foram os que mais cresceram no mês de dezembro
O mês de dezembro foi de aumento no custo de vida em Florianópolis, conforme relatório divulgado pela Udesc Esag nesta semana. A alta no período foi de 0,43%, puxado principalmente pelos artigos de residência (1,29%) e despesas pessoais (1,13%). Por outro lado, a habitação segurou a alta, com uma redução de 1,01%. Esses números estão no primeiro Índice de Custo de Vida de 2026, calculado e divulgado todos os meses pela instituição.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O levantamento considera 297 itens, com preços observados entre os dias 1º e 31 de dezembro. Desse total de produtos, 91 apresentaram alta no mês e 110, queda. O restante, 96, permaneceu estável, conforme a pesquisa. O resultado fez com que o município registrasse uma queda de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado e um aumento de de 0,21% em comparação com novembro deste ano. O acumulado do ano fechou em 5,17%, abaixo da variação de 5,95% registrada em 2024.
Recreação contribuiu para a alta
O setor de despesas pessoais foi um dos que mais colaboraram para o aumento do mês, com elevação de 1,13%. Isso se deve especialmente à recreação (2,4%), justamente por conta do período de recesso escolar, onde os pais não tem como deixar os filhos sozinhos em casa e pagam uma colônia de férias.
Mudança da bandeira tarifária
A área de habitação teve uma queda de 1,01% no mês de dezembro. Esse recuo foi influenciado principalmente pela mudança da bandeira tarifária da energia elétrica residencial (-3,48%). Além disso, também contribuiu para a redução os artigos de limpeza (-3,92%). Por outro lado, os reparos tiveram uma alta de 1,10%.
Acumulado do ano
Entre os itens que mais subiram no ano, destacam-se produtos alimentícios como batata inglesa (+68,46%), café solúvel (+47,75%), café em pó (+47,00%) e tomate (+46,45%), além de artigos de maquiagem (+69,57%) no grupo Saúde e Cuidados Pessoais.
Em contrapartida, entre as maiores quedas de preços em 2025, figuram feijão preto (-31,79%), laranja pera (-20,77%), arroz agulha (-19,92%), além de reduções significativas em eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, roupas e serviços.
Edital para apoio aos blocos de Carnaval de rua está aberto em Florianópolis
Patrocínio oferece estrutura gratuita, como tendas, banheiros e gradeamento, para blocos sem fins lucrativos
A prefeitura de Florianópolis abriu o edital para os interessados em receber apoio do órgão para a realização de blocos de Carnaval rua em 2026. As inscrições foram abertas nesta sexta-feira (9) e poderão ser realizadas até às 20h do dia 17 por meio de envio para o email: blocos.sedect@pmf.sc.gov.br. A inscrição deve ser feita por meio de ofício de encaminhamento, acompanhado da documentação exigida no edital. O resultado do processo de seleção será divulgado a partir do dia 26 de janeiro de 2026, com comunicação direta aos blocos inscritos por e-mail. Para mais informações, acesse o edital completo, que está disponível neste link ou no Diário Oficial da Prefeitura de Florianópolis do dia 8 de janeiro, na página 87.





