Governo Federal acredita que economia para tirar habilitação pode chegar a 80%; Conselho Estadual de Trânsito teme impacto negativo no trânsito
A auto escola pode deixar de ser obrigatória para quem deseja tirar a CNH, sendo necessário apenas os exames teóricos e práticos para conseguir a habilitação. A proposta foi apresentada em uma consulta pública e está sendo debatida. Outra mudança que ela propõe é a possibilidade de realizar a prova com o carro próprio.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A proposta gerou opiniões divergentes entre os órgãos e a população. O Governo Federal é favorável à medida, visto que pode gerar uma economia de até 80% no custo total para obtenção da CNH. Já o Conselho Estadual de Trânsito não a vê com bons olhos. Segundo a entidade, isso pode gerar um impacto negativo nos registros de acidentes de trânsito.
A economia também deve ser afetada com a medida. Algumas auto escolas já registraram uma queda no número de matriculados, mesmo com a medida sendo apenas um projeto. O repórter Gabriel Phillipi conversou com especialistas e donos de auto escolas. Confira na reportagem:
Clubes aprovam nova fórmula do Campeonato Catarinense para 2026
Primeira fase será disputada em dois grupos de seis; quatro primeiros se classificam para as quartas e dois últimos disputam quadrangular para saber os três rebaixados
O conselho técnico da Federação Catarinense de Futebol aprovou, nesta segunda-feira (13), o formato do Campeonato Catarinense 2026. De acordo com o novo regulamento, os 12 clubes da primeira divisão disputarão a primeira fase em dois grupos de seis times. Nesta etapa, todos jogam contra todos do outro grupo, em confrontos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificam para as quartas de final, enquanto os dois últimos disputam o quadrangular para ver quem serão os três rebaixados para a série B.