16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Defesa Civil alerta para risco de inundação no Alto Vale

Municípios seguem em alerta e arrecadando mantimentos

Ao longo das últimas horas a chuva se intensificou na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, registrando altos acumulados, com média na região do Alto Vale superior a 60mm nas últimas doze horas, com pontuais acima de 80mm em Ituporanga e Aurora, 70mm em Agrolândia, 65mm em Rio do Sul e 57mm em Taió.

Ainda são esperadas chuvas na região até a noite desta terça-feira, podendo ocorrer de forma intensa. Devido a isso, foi elevado o nível do risco de inundação para o município de Rio do Sul, podendo atingir de 9 a 10 metros.

Nos demais municípios da região os níveis dos rios seguem em elevação, podendo atingir níveis de alerta para inundação, ao longo das próximas horas. Em virtude da mudança nas condições, foram novamente fechadas as comportas das Barragens Oeste e Sul.

Arrecadações para atingidos pela enchente segue:

A Defesa Civil informa que “está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações.  E pede que a população fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos municípios.

O município de Blumenau prorrogou a campanha de arrecadação de donativos para as pessoas atingidas pela enchente. A ação segue até sexta-feira (1º). A ação humanitária promovida pela Prefeitura de Blumenau auxiliará as famílias atingidas nas cidades de Rio do Sul, Agronômica, Laurentino, Taió, Rio do Oeste, Trombudo Central, Ituporanga e Pouso Redondo.

Os itens identificados como prioritários são alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, além de roupa de cama. Roupas de uso em geral não serão aceitas. Somente em Rio do Sul, 1.655 pessoas ainda continuam em abrigos espalhados pelo município.

Foto: Divulgação/PMRv