Temperaturas caem a partir desta segunda (28), com previsão de rajadas acima de 80 km/h
Uma nova onda de frio intenso atinge Florianópolis a partir do anoitecer desta segunda-feira (28). As temperaturas despencam e as mínimas na terça e na quarta-feira podem chegar aos 6°C. O alerta foi emitido pela Defesa Civil da capital, e a previsão é que o frio se estenda até quinta-feira (31).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O órgão também alerta para a passagem de um ciclone extratropical em alto-mar, que deve intensificar as condições climáticas até quarta-feira (30). Segundo a nota, o fenômeno deve provocar ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar os 80 km/h. A previsão também inclui mar agitado, causando alto risco para atividades marítimas. Há também a possibilidade de queda de árvores, destelhamentos, danos à rede elétrica e outras estruturas.
Com a queda nas temperaturas, a Prefeitura de Florianópolis reforçou as ações voltadas à população em situação de rua. Entre as medidas adotadas estão a ampliação das vagas emergenciais para pernoite e o reforço nas operações de abordagem social, que incluem o encaminhamento de pessoas para a Passarela da Cidadania.
Mínimas para os próximos dias:
- Terça-feira (29): 6°C
- Quarta-feira (30): 6°C
- Quinta-feira (31):8°C
A Defesa Civil também orienta a população a redobrar os cuidados com os grupos mais vulneráveis ao frio, como idosos, crianças e animais de estimação. Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 199.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Ventos causam danos principalmente no Norte do estado
Quedas de árvore e destruição de trapiche marcaram a tarde na região; na capital, telhado de estande de tiro da PM voou com o vento
As fortes rajadas de vento registradas na tarde desta segunda-feira (28) em Santa Catarina provocaram danos em diversos municípios catarinenses, especialmente aqueles localizados na região Norte do estado. O fenômeno provocou queda de oito árvores em São Bento do Sul e de cinco em Joinville. Os eventos provocaram interrupção no abastecimento de energia elétrica e interdição de algumas vias. Nestas localidades, o Plano de Contingência, que detalha as ações a serem tomadas por órgãos públicos e parceiros em situações de desastres naturais ou humanos, está em nível laranja.