23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Defesa Civil emite alerta para chuva intensa e tempestades

O alerta é válido para esta sexta-feira (03) e para o sábado (04)

A defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) emitiu alerta para tempestades previstas para ocorrer entre esta sexta-feira (03) e o sábado (04). Segundo o órgão, uma frente fria que atua sobre o oceano e o avanço de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai reforçam o perigo de chuvas intensas e volumosas no estado.

Nas áreas em laranja e vermelho do mapa o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamento, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nestas regiões também condições para tempestades severas. Já nas áreas em amarelo o risco é moderado para ocorrências relacionadas a temporais isolados.

As chuvas mais intensas são esperadas entre a tarde desta sexta-feira (03) e o amanhecer do sábado (04). Os acumulados devem ficar entre 100 e 150 mm nas áreas em vermelho, entre 70 e 100 mm nas áreas em laranja e entre 20 e 40 mm nas áreas em amarelo, em algumas áreas, podem ficar acima desses valores em todas as regiões.

Rios em Santa Catarina

As chuvas registradas causaram elevação dos níveis dos rios nas bacias hidrográficas na região do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Esta situação provocou alagamentos, enxurradas e inundações. O Uruguai, na divisa com o estado do Rio Grande do Sul, atingiu o nível de emergência nos municípios de Itapiranga, Palmitos, Águas de Chapecó e São Carlos.

Já no Litoral Sul os principais pontos de elevação ocorreram nas bacias dos rios Mampituba e Araranguá. Ainda, foram registradas inundações e enxurradas ao sul da bacia do rio do Peixe, no Meio-oeste, com destaque para os municípios de Capinzal, Ipira e Piratuba.
Com a previsão de chuvas ao longo desta sexta-feira (03) o risco é muito alto para inundações nas áreas de divisa com o rio Uruguai, que deve apresentar elevação novamente entre a tarde e noite nesta sexta-feira (03).

Situação do Rio Uruguai na manhã desta sexta-feira (03). Imagem: CBMSC.

O risco ainda é alto para ocorrências de inundações e enxurradas no Oeste, nas bacias hidrográficas dos rios das Antas, Chapecó, Irani e Jacutinga, na bacia do rio do Peixe, no Meio Oeste, e bacias dos rios Canoas e Pelotas, na região do Planalto Sul.
Na bacia hidrográfica do Vale do Itajaí, principalmente na região do Alto Vale e Grande Florianópolis, o risco é alto para ocorrências como inundações e enxurradas.

Recomendações

A defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.