16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência Segurança

Defesa Civil inicia operação de abertura das barragens de contenção

Ação visa a redução controlada dos volumes dos reservatórios para que tenham melhor condição de retenção das águas

A Defesa Civil iniciou na manhã desta quarta-feira (29) a operação de reabertura das barragens de contenção de cheias. Por conta da diminuição nos volumes de chuva que atingiu o leste de Santa Catarina a partir da madrugada desta quarta-feira (29), o rio Itajaí-Açu, que alcançou 8,35m na noite de terça-feira (28) na região de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, já apresenta recessão acentuada. Segundo a Defesa Civil estadual, às 11h30 desta quarta, o nível já estava a 7,75m. As barragens começaram a ser fechadas na segunda-feira (27) por conta da previsão de chuvas volumosas para o estado.

A operação teve início com a abertura gradual das comportas da Barragem Sul, em Ituporanga, com a abertura de uma comporta. A ação leva em conta a previsão meteorológica da DCSC, que não indica altos volumes de chuva ao longo dos próximos dias, bem como a previsão de chegada de uma frente fria a Santa Catarina no decorrer do sábado (2), que pode causar chuvas e tempestades na região.

A DC ressalta que o tempo que a água liberada da barragem demora para chegar no município de Rio do Sul é de aproximadamente 8 a 10 horas. Assim, quando o efeito da abertura chegar ao município, o nível do rio Itajaí-Açu estará ainda mais baixo, favorecendo o escoamento das águas no municípios de Laurentino e Rio do Oeste.

 

As próximas aberturas das comportas da Barragem Sul estão programadas para ocorrer ao longo desta quarta-feira. Quando o nível do rio no município de Rio do Sul atingir 7,5m, será aberta mais uma comporta, e ao atingir 7,0m, deve ser aberta a última comporta. As operações ocorrerão sempre analisando os níveis dos rios nos demais municípios diretamente impactados pelas aberturas, como Ituporanga e Aurora, podendo ser alteradas conforme o nível do rio Itajaí do Sul nestas localidades.

As aberturas de comportas visam a redução controlada dos volumes dos reservatórios para que tenham uma melhor condição de retenção das águas ao longo do final de semana e do início da próxima semana, auxiliando na mitigação das cheias previstas.

 

Barragens Oeste e Norte

As manobras de abertura ainda não serão iniciadas ,a Barragem Oeste, em Taió, devido ao nível elevado do rio Itajaí do Oeste, nos municípios de Rio do Oeste e Laurentino.

Já na Barragem Norte, em José Boiteux, as comportas devem ser mantidas fechadas. Contudo, com a abertura permanente da galeria lateral, o reservatório seguirá diminuindo seu volume e, consequentemente, aumentando a capacidade de reserva.

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações.