26 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Defesa Civil registra aumento do volume de chuva em região de Florianópolis

Não há registros de ocorrências em virtude das chuvas no momento e os serviços essenciais seguem funcionando normalmente

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, segue com o monitoramento intenso das condições climatológicas na Capital. Até o momento, a região que registrou o maior volume foi o Sul da Ilha, com 32 mm de chuva. Os acumulados chegaram a 21 mm na região do Carijós, 31 mm em Santo Antônio, 22 mm no Itacorubi e 27.9 mm no Centro.

A previsão da Defesa Civil catarinense é que ainda chova 165.7 mm na Capital nesta terça-feira (28), o que irá superar a média histórica do mês de novembro.

A Prefeitura estará com maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras, circulando pelas ruas que, eventualmente, estejam com problemas de alagamento. Além disso, as equipes da Secretaria de Assistência Social estarão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população, se houver necessidade.

Previsão para o estado

Ao longo desta terça-feira (28) e madrugada da quarta-feira (29), segue a condição de chuva intensa e volumosa para o estado,  principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Planalto Sul, onde a chuva mais volumosa deve se concentrar neste período. Isto se deve a atuação de um sistema de baixa pressão, combinado ao fluxo de calor e umidade proveniente da Amazônia e também aos ventos de direção leste/nordeste que colaboram para o transporte da umidade do oceano para o continente.

O risco é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde, para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores.

Foto: Freepik/Reprodução