15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Deputado Ricardo Guidi encara o desafio e fecha com o PL em Criciúma

O governador Jorginho Mello foi pessoalmente à Criciúma na noite desta quinta (4), para abrigar Guidi no PL  – Foto: Blog Anderson de Jesus / Sul Notícias

O deputado federal e atual secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, do Governo do Estado, Ricardo Zanatta Guidi tomou a decisão e se filiou ao Partido Liberal (PL). O ato ocorreu em Criciúma, na noite desta quinta-feira (04), com a presença do governador Jorginho Mello e da deputada federal Júlia Zanatta. Guidi deixou o PSD pelo desafio de concorrer à Prefeitura de Criciúma, mesmo sob o risco de perder o mandato. O governador Jorginho Mello, ao se referir sobre a questão, afirmou que isso agora ficará sob a responsabilidade dos advogados, e que Ricardo Guidi deverá mesmo é de cuidar da campanha, das alianças e terá a liberdade de escolher o melhor vice. A partir da agora, a eleição em Criciúma ganha ares de confronto e mexe com todo o tabuleiro das eleições municipais, e vai em busca do cheque mate, contra o preferido do prefeito Clésio Salvaro (PSD), o vereador Arleu da Silveira. Guidi aglutina com a decisão bons aliados e se torna uma forte alternativa para as eleições em Criciúma, e com a benção de Jorginho Mello. Seja como for, preterido pelo PSD, que só lhe daria guarida após resultado de pesquisa em junho, isso se tivesse de bem com os números, avançou para os braços do PL, e se já se colocou como pré-candidato.

Jogo político no “Continente das Lagens”

Entro no assunto falando da referência histórica citada na obre do saudoso Licurgo Costa. No Livro Continente das Lages, a história de Lages encontra uma riqueza de argumentos, em todos os segmentos, sejam na política, econômica, social ou cultural. E, nos dias de hoje, a obra traz dimensões atuais, e que podem traduzir para a história futura de Lages, juntando ao que vem acontecendo e o que está por vir, especialmente na política. Minha referência ao tema, também junta um misto de preocupação. Pois, o pleito que se avizinha carece ser mais bem observado, especialmente em torno dos nomes que estão surgindo para compor a nominata à Prefeitura.

Nomes expressivos

Carmen Zanotto – secretária de Estado da Saúde – Foto: Assessoria de Imprensa

Entre a expressividades já lançadas, está o nome da deputada federal e atual secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania). É sabido que já tem o apoio do PL e do PSDB. No entanto, Carmen, embora já tenha um vice apontado (Jean Corbellini – PL), ainda não há oficialização. Na política, os “arranjos” pendem para ajustes com força popular, em especial. Há outros nomes possíveis, com apelo político. Porém, ainda no campo da sondagem. Até mesmo o de Álvaro Mondadori (Joinha), hoje no PP, surge como possibilidade. Teria ele que urgentemente mudar de partido até nesta sexta-feira (5), caso o nome dele deva entrar nesta disputa.

Novidade

Radialista Ricardo Córdova / Foto: acervo pessoal

Eis que surge também uma novidade, embora não tão recente assim. Desde o ano passado, o radialista Ricardo Córdova andou colocando o nome à disposição, espelhado na dificuldade de aceitação dos nomes que hoje estão postos, e a complexidade política vivida por Lages de um modo geral. Ricardo, viria, conforme cogitação, pelo Partido Novo. Aliás, ainda no ano passado, em conversa com o Ricardo, disse-me que se Carmen confirmasse, ele reveria a posição em lançar o próprio nome. Penso eu que estaria de olho no espaço de vice, o que se configura como a melhor alternativa. Embora, ainda se questione a densidade política do jovem radialista.

No mais

De resto, o PSD de Lages segue alijado de um nome em potencial. Sonha em se alinhar, quem sabe, com Carmen Zanotto. Há ainda, Lucas Neves (Podemos), que ventila chapa pura, com Jair Junior de Vice. O Partido dos Trabalhadores (PT), trabalha o nome da advogada Claudia Bratti. Na lista, pelo MDB, Elizeu Mattos, pelo PP, Juliano Polese, e ainda o Dr. Heron Souza, Gabriel Ribeiro, ou Lio Marin, pelo União Brasil. Por fim, vale lembrar que na noite desta sexta-feira (5), o PSD promove um grande encontro no Centroserra Convention, em Lages, com o objetivo de mostrar força, juntar os cacos, e dizer que está vivo e na peleia. Também nesta sexta-feira, o prefeito Antonio Ceron (PSD) deverá anunciar os novos secretários e diretores que deixaram os cargos para concorrer a cargos eletivos.