17 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Desempenho das forças de segurança é destaque no mês de outubro em SC

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / SECOM GOVSC
Estado registrou quedas consideráveis em homicídios, mortes violentas, furtos e roubos

A segurança foi novamente destaque em Santa Catarina no mês de outubro, com melhoras significativas em diversos índices relacionados aos crimes letais e patrimoniais. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o número de mortes violentas em relação ao mesmo período de 2024 caiu 21,7% e atingiu o segundo menor número desde o início da série histórica, em 2008. Números relacionados a homicídios (-15,4%), feminicídio (-20%) e latrocínios (-50%) também foram destaque.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Outros crimes

Os dados foram apresentados pela Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC), da Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE) da SSP-SC, e também calcularam os índices relacionados a outros crimes. Os delitos contra o patrimônio, por exemplo, foram outros que tiveram uma queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado. Nesta modalidade, estão: roubo – redução de 27,4% – e furtos – redução de 18,4%.

Já em relação ao furto de veículos, a queda foi de 17%, com quase 100 ocorrências a menos em relação a outubro de 2024. No roubo de veículos, a diminuição percentual foi ainda maior (38,5%). Em números absolutos, a redução foi de 30 crimes.

“Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil e a gente não pode baixar a guarda. É uma engrenagem onde todo mundo trabalha integrado, com uma atuação muito clara: linha dura contra o crime é mais proteção pras pessoas”, disse o governador Jorginho Mello após mais um mês de bons números.

Parcerias

O secretário responsável pela pasta, Flávio Graff, destaca que os números são bons, mas ressalta que o sistema de segurança tem que estar em frequente atualização. De acordo com ele, o trabalho integrado com as forças de outros estados que compõem o SulMaSSP – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul – está entre as novidades que ajudam na precisão e na velocidade das investigações.

“Em parceria com os estados do SulMaSSP, vamos expandir o sistema de leitura automática de placas (LPR), permitindo o compartilhamento em tempo real de informações sobre veículos furtados ou roubados, suspeitas associadas a mandados de prisão e rotas utilizadas por criminosos itinerantes. Também firmamos o compromisso para criação do novo sistema interestadual de inteligência, uma plataforma própria que permitirá aos cinco estados acessarem dados de ocorrências policiais de forma integrada. São medidas extremamente relevantes para ampliarmos o combate à criminalidade na região, com reflexo direto no território catarinense”, destacou.

           

             

Criança de 8 anos morre afogada em praia de SC

Vítima passou 25 minutos submersa e recebeu manobras de reanimação, mas não resistiu

Uma criança de apenas 8 anos de idade, identificada como João Paulo Todeschini Sirangelo, morreu afogada na tarde deste domingo (16) após passar 25 minutos submersa. O acidente ocorreu enquanto ela mergulhava na Praia do Porto em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina.

Continue lendo