24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Desvio de cigarros apreendidos desencadeia operação da PF em 4 cidades catarinenses

308,5 mil maços foram roubados de um depósito da Receita Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) uma operação para combater o comércio de cigarros estrangeiros introduzidos clandestinamente em território nacional. A Operação Cigarro de Palha cumpre nove mandados de busca e apreensão em quatro municípios de Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul, com o objetivo de apurar crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A investigação que desencadeou a ação policial iniciou em setembro de 2021, a partir da informação do desvio de 308,5 mil maços de cigarros do Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Joaçaba. Os investigados colocaram serragem nas caixas no lugar dos cigarros contrabandeados apreendidos para mascarar o furto.

Os alvos da Operação Cigarro de Palha são nos municípios de Joaçaba, Ouro, Capinzal e Zortéa, no Oeste Catarinense, e em Maximiliano de Almeida, no Norte gaúcho.

 

 

Durante as investigações, a PF obteve as quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados, além de autorização judicial de acesso aos seus dados telefônicos.

Os envolvidos podem pegar até 12 anos de prisão para responder pelos crimes.