Tutor responderá por crime e por manter uma maitaca verde sem as devidas autorizações ambientais
A Delegacia de Proteção Animal resgatou 10 animais que eram mantidos em situação de maus-tratos extremos. A ação foi realizada no bairro Ingleses do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, nesta sexta-feira (18). Entre as espécies resgatadas estão sete cães de raças diversas, uma gata, um coelho e uma ave do tipo maitaca verde. O tutor dos animais não estava no local no momento do resgate, mas responderá ao inquérito policial pela prática de maus-tratos e por manter animal selvagem dentro de casa (maitaca verde, conhecido como papagaio da cara suja) sem a documentação ambiental.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A equipe chegou ao local por meio de uma denúncia de que os animais estavam sendo negligenciados nos cuidados e viviam em um ambiente insalubre. Os cães, especialmente, apresentavam muitos problemas de saúde, como desnutrição, dermatites de pele, maxilar fraturado e tumor em grau bastante elevado.
A condição desses animais já havia sido apurada pela Dibea, que assinou um termo de ajustamento de conduta junto ao tutor, recomendando atendimento médico-veterinário e melhorias nas condições do local, o que não foi obedecido e ensejou operação conjunta de retorno. Diante dos fatos, ele responderá pelos crimes, cujas penas somadas podem chegar aos cinco anos de prisão.
.
Os animais domésticos foram encaminhados pela DIBEA da Capital, onde receberão o devido atendimento médico-veterinário até os trâmites para eventuais adoções responsáveis. A ave silvestre foi encaminhada ao CETAS. Dadas as condições da residência, também serão acionadas a Vigilância Sanitária, o Centro de Zoonoses e a Assistência Social do Município para acompanhamento do caso.
Corpo de Bombeiros de SC resgata vítima de choque elétrico a 22 metros de altura
Pessoa foi encontrada com sinais vitais estáveis, mas imóvel e sem conseguir responder ao resgate
Na manhã desta sexta-feira (18), uma pessoa, de identidade não revelada, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, após sofrer um choque elétrico em uma plataforma de secagem de grãos, há 22 metros do solo.









