16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Dia em que Flávio Dino e Paulo Gonet serão sabatinados pelo Senado

Lula ao lado dos indicados: Paulo Gonet para a PGR e Flávio Dino para o STF / Foto:  Ricardo Stuckert/PR

Por mais que grande parte da sociedade não concorde com a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF) está nas mãos dos senadores aprovar ou não. Historicamente, eles têm aprovado, ignorando os manifestos contrários, seguindo apenas os próprios interesses. Este é o desenho do que deve acontecer na manhã desta quarta-feira (13), no Senado. Qualquer decisão contrária, será surpreendente. Além de Dino, estará sendo submetido ao “crivo”, também com indicativos de aprovação, o nome do subprocurador-geral da República, Paulo Gonet, na Procuradoria-Geral da República (PGR). Ambos serão sabatinados simultaneamente. Os dois relatórios apresentados por senadores na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) foram favoráveis às aprovações. Portanto, o resultado final já é sabido, embora haja resistência dos senadores mais próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Resta saber quem terá mais força, governistas ou oposição. Um jogo em que as cartas na mesa, estão marcadas.

PSD de Chapecó faz filiações em noite de confraternização

Foto: Ney Bueno

Com a presença de 1,4 mil pessoas no CTG Quero-Quero, na noite desta terça-feira (12), o Partido Social Democrático (PSD) de Chapecó, se reuniu para confraternizar. Porém, o ato político voltado também para as eleições municipais de 2024, filiou diversos nomes já pré-candidatos a vereador. O prefeito João Rodrigues, apresentou os integrantes do secretariado da Prefeitura de Chapecó em substituição aos que são pré-candidatos. Conforme disse, a meta é eleger a maior bancada do Legislativo. João Rodrigues ressaltou também o apoio de outros partidos da base do Governo. O presidente municipal do PP, Mário Tomasi, esteve presente, além do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Cordeiro, que é do PSC, e representantes do União Brasil. Prefeitos, vereadores e presidentes do PSD da região prestigiaram o evento.

João Rodrigues citado para o governo em 2026

O presidente estadual do PSD, Eron Giordani, lembrou que o PSD tem a maior bancada no senado e a quarta na Câmara dos deputados. Ressaltou que em Santa Catarina o Partido passou de 37 para 51 prefeituras e que vai filiar mais cinco prefeitos até março. Salientou que o PSD já governou 2,7 milhões de catarinenses, o que representa 1/3 da população do Estado. Por fim, reafirmou que João Rodrigues, que é pré-candidato à reeleição, é também um grande nome para a eleição estadual de 2026.

Personalidades recebem diploma do Mérito Educacional

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Por indicação dos membros do Conselho Estadual da Educação foi entregue na segunda-feira (11), o diploma Mérito Educacional a oito personalidades que defenderam o segmento em Santa Catarina. Na visão de quem indicou, os homenageados são exemplos a serem seguidos para a garantia ao acesso à educação de qualidade em todos os níveis. Entre os agraciados, a deputada estadual Ana Paula Lima (Paulinha) e o governador Jorginho Mello. A deputada, ao falar, destacou o trabalho elaborado por mais de 30 instituições catarinenses ao longo dos últimos meses sobre segurança escolar, e a necessidade de rever a formação dos educadores e do conteúdo lecionado em sala de aula, além de reforçar valores cívicos para acolher e orientar as crianças e adolescentes. O governador, por sua vez, relembrou a importância da educação para ele e para tantas outras pessoas que tiveram origem humilde. A conselheira Luciane Bisognin Ceretta, que o indicou, lembrou a trajetória política do homenageado que sempre dedicou atenção especial à educação e citou a mais recente iniciativa, o programa Universidade Gratuita e a defesa das universidades comunitárias.