Texto valoriza produção do destilado em Santa Catarina, que é um dos maiores polos da bebida no país
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) um projeto de lei que propõe a criação do Dia Estadual da Cachaça Catarinense, que seria instituído no dia 8 de setembro. O texto tem o objetivo de reconhecer a cachaça como patrimônio histórico-cultural do estado, além de valorizar os alambiques situados em SC, fomentando turismo, incentivando boas práticas de produção, inovação e sobre consumo responsável e sustentabilidade na cadeia de produção da bebida.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Outro objetivo da proposta, segundo o autor, deputado Volnei Weber, é promover ações educativos sobre consumo responsável e produção segura. Vale lembrar que o estado tem uma forte ligação com a cachaça, sendo o município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, o principal polo estadual na produção da bebida. A cidade, inclusive, integra rotas turísticas nacionais da cachaça, com alambiques abertos à visitação e reconhecidos por consumidores de todo o Brasil. O estado também foi valorizado nacionalmente por liderar o crescimento de cachaçarias ao longo de 2024.
Isso tudo torna o projeto mais importante para a economia e o turismo do estado, já que valoriza os mais de 1.200 estabelecimentos fabricantes do estado e os mais de 7 mil rótulos fabricados. “Santa Catarina tem tradição centenária na produção de cachaça artesanal, com rótulos premiados em todo o mundo. É hora de reconhecer esse patrimônio cultural e econômico que tanto nos orgulha”, destacou o autor da proposta.
O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa e teve um passo importante na manhã desta quinta-feira (9). Foi aprovado pelos integrantes da Comissão de Educação e Cultura da casa. Agora, segue para debate na Comissão de Turismo, antes de ser encaminhada para aprovação em plenário.
Oktoberfest 2025: Cerimônia de abertura bate recorde de público
Festividade acontece até o dia 26 de outubro
A 40ª edição da Oktoberfest contou com recorde de público na cerimônia de abertura realizada nesta quarta-feira (8) em Blumenau, no Vale do Itajaí. A tradicional festividade, que é a maior do tipo fora da Alemanha, conta com atrações até o dia 26 de outubro.