21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Variedades

Dia Mundial da Tartaruga: Tamar abriga 4 das 5 espécies presentes no Brasil

Por: Juliana Bartholomey /  Portal TVBVonline

Projeto Tamar de Florianópolis recebe 150 mil visitantes por ano

Nesta quinta-feira (23), celebra-se o Dia Mundial da Tartaruga, uma data dedicada à conscientização e preservação do animal. No Brasil, cinco espécies de tartarugas marinhas podem ser encontradas, e o Projeto Tamar em Florianópolis abriga quatro delas, desempenhando um papel crucial na conservação da vida marítima.

As tartarugas marinhas, especialmente nas fases juvenis, frequentam a região Sul do Brasil em busca de alimento. Para atender a essa demanda e mitigar o impacto da pesca, a Fundação Projeto Tamar criou em 2005 uma base em Florianópolis. A iniciativa visa proteger as tartarugas marinhas e promover a educação ambiental. O Centro de Visitantes do Projeto Tamar é cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

 

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O Museu de Florianópolis, que integra o projeto, recebe anualmente cerca de 150 mil visitantes, incluindo 15 mil alunos. O Coordenador do Centro de Visitantes, Daniel Rogério, destaca a importância da divulgação das pesquisas realizadas pelo Projeto Tamar para a conservação das tartarugas marinhas. “Através de exposições interativas, visitas guiadas, oficinas, palestras e outras atividades, nossos museus buscam disseminar conhecimento de maneira prática, abrangente e convidativa, sendo importantes centros de educação e de sensibilização ambiental”, afirma Rogério.

As instalações do Projeto Tamar na Praia da Barra da Lagoa estão abertas ao público de quarta a segunda-feira, das 09h30 às 17h. Os ingressos custam R$ 36,00 para a entrada inteira e R$ 18,00 para a meia entrada, com o espaço sendo totalmente acessível para cadeirantes. No domingo (26), toda a renda obtida com a venda de ingressos será destinada aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O “Domingo Solidário” contará com uma programação especial, incluindo visitas guiadas, atividades interativas de alimentação e apresentações musicais com Pedro Terres, Wagner Bateria e o Projeto Musicando na Ilha.

Foto: Fundação Projeto Tamar