15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Veja como prevenir a doença

O câncer de mama feminina e o de próstata são os mais registrados em SC

Você sabia que tomar chimarrão pode provocar câncer no esôfago? Esse e outros hábitos, como o consumo frequente de carne vermelha e embutidos, podem levar ao desenvolvimento da doença. De acordo com o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), é importante adotar um estilo de vida saudável para prevenir o câncer. Isso inclui uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais.

De acordo com o CEPON, a unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, houve um aumento nos atendimentos de pacientes com câncer de 29% no ano de 2023 em comparação com 2022.

Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio de 2023 a 2025, são esperados 39.600 novos casos de câncer em Santa Catarina, dos quais 4.670 serão em Florianópolis. Atualmente, o câncer de mama feminina e o de próstata são os mais comuns no estado, destacando a importância da conscientização e prevenção.

 

A Dra. Nathalie Kliemann, pesquisadora em Epidemiologia e Prevenção do Câncer, que também atua junto ao CEPON, indica evitar o consumo de fast-food, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, não utilizar suplementos, evitar tabagismo e exposição prolongada aos raios solares para manter uma rotina saudável longe da doença.

 

Foto: Divulgação ASCOM