23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Dia Mundial do Rock: confira 10 filmes para comemorar a data

Um dos estilos mais democráticos e famosos do mundo, tem diversos ícones
com muita história para contar! Conheça algumas delas

Ser um astro do rock, não é para qualquer um. Justamente por isso existem diversas cinebiografias, documentários e outras produções que contam a trajetória de muitos deles. O rock é um dos gêneros mais democráticos da música mundial, e neste caso, dos eternos Mamonas até o icônico Elvis Presley, cada um a sua maneira, deixou um legado.

Como surgiu o Dia Mundial do Rock?

Um dos estilos musicais mais famosos do mundo, o rock and roll mistura blues, jazz, country e forma um som característico que marcou e segue marcando vidas. Do classic rock ao trash metal, existem opções para todos os gostos e estilos. Pais, filhos e avós continuam passando a cultura de geração e geração e são prova viva de que o rock não morreu.

Em 13 de julho de 1985, aconteceu o Live Aid, um evento icônico que ajudou a arrecadar dinheiro para ajuda humanitária no combate à fome na Etiópia. A data foi tão marcante por reunir milhares de pessoas e grandes nomes do Rock, como Queen, David Bowie, Elton John e tantos talentos em prol de uma ação beneficente, que se tornou uma grande referência e originou o Dia Mundial do Rock.

02

Nesta data, veja 10 filmes para comemorar essa cultura e não deixar o rock and roll sair de você

Mamonas para sempre

A história dos meninos de Guarulhos, que agitaram o Brasil no auge do sucesso, em meados da década de 1990. A “Brasília Amarela” tá de portas abertas para a gente reviver a alegria, autenticidade e cada um dos Mamonas Assassinas perseguindo seus sonhos, mas entendendo e aceitando que há muito espaço na vida para eventualidades, seja ela positiva ou negativa.

Foi em 2 de março de 1996, que um acidente trágico colocou fim na vida dos Mamonas Assassinas. Contudo, até a colisão fatal do avião que os transportava na Serra da Cantareira, em São Paulo, o grupo teve uma ascensão meteórica no país com o seu primeiro disco, Mamonas Assassinas, que vendeu cerca de 3 milhões de cópias.

E vale lembrar que eles fizeram história no mundo do rock nacional. Mesmo com bandas de épocas anteriores também apostando em composições engraçadas, foram os Mamonas Assassinas que emplacaram grandes sucessos e fizeram do rock algo popular em um período que outros estilos estavam em evidência.

Criadores de Melodias – As Lendas do Rock

Já pensou em fazer uma imersão nos anos 1960, 1970 e 1980 em um documentário irado? A reconhecida Melody Makers captura o nascimento do jornalismo musical e o espirito do rock n’ roll através das lentes de Barrie Wentzell, fotógrafo colaborador principal da revista britânica. Assista “Criadores de Melodias – as lendas do rock” e acompanhe depoimentos incríveis de quem tem muito a falar sobre esse universo.

Não Estou Lá

Bob Dylan, nascido Robert Allen Zimmerman é um cantor, compositor, escritor, ator, pintor e artista norte-americano e uma importante figura na cultura popular há mais de cinquenta anos. Esse filme conta a trajetória diversa daquele que é porta-voz de uma geração. Contradições, surpresas e encantos que revelam as muitas facetas de sua história. O artista passa de profeta folk a roqueiro reconhecido e a produção mostra esses detalhes.

The Dirt – Confissões do Mötley Crüe

Cinebiografia do Motlëy Crüe mostra como quatro amigos de Los Angeles conseguiram se tornar uma das mais importantes bandas da história do Glam Metal, uma vertente criticada até mesmo dentro da comunidade de headbangers. Vivendo no ápice do estrelato nas décadas de 1980 e 1990, seus membros vivenciaram todo o glamour de ser um rockstar — até nos momentos mais improváveis.

Elvis

A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário “Coronel” Tom Parker. A história mostra a evolução do artista na vida profissional da ascensão à falência e também em sua trajetória pessoal, quando encontra em Priscila, o verdadeiro amor e a inspiração.

Bohemian Rhapsody

Baseado em fatos, o filme pretende ser uma biografia do Queen, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos e foca especialmente na vida pessoal e profissional do polêmico de Freddie Mercury. Quando o estilo de vida extravagante do vocalista começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas. Entretanto, é no Live Aid, que a banda faz uma das maiores performances na história do rock.

The Runaways — Garotas do Rock

O filme biográfico-musical conta a história da banda The Runaways, a primeira banda de rock formada apenas por mulheres na década de 70. Tudo começa com o sonho de Joan Jett e Cherrie Currie e um começo tanto quanto conturbado para as garotas, que ainda adolescentes, tiveram que lidar com o álcool, drogas, sexo e muito machismo.

Yesterday

Já pensou em dormir e acordar em uma realidade em que as pessoas não lembram da existência do maior clássico do rock and roll, os Beatles? Isso aconteceu com o cantor e compositor Jack Malik após sofrer um acidente. Nesse mundo, ele é a única pessoa que lembra de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Ao encontrar nessa situação uma oportunidade, o protagonista passa a cantar as músicas de seus ídolos, se torna um sucesso gigante, mas logo descobre que toda fama tem seu preço.

Rocketman

Vencedor do Oscar com a Melhor Canção Original, Rocketman conta a trajetória do pianista prodígio Reginald Dwight. Extremamente talentoso, mas muito tímido, ele se torna uma estrela renomada música durante os anos 1970. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do Superstar.

Cazuza: O Tempo não Para

A década de 1980 foi ao mesmo tempo, a mais animadora e a mais deprimente para o rock brasileiro. Foi nessa época que as grandes bandas nacionais estouraram e que artistas se firmaram – e se foram. Cazuza, que morreu em decorrência da AIDS em 1990, foi um dos maiores ídolos da época e seu sucesso e seu drama são muito bem retratados no filme de 2004. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira.

Fonte: Band
Foto: Reprodução