Estado tem bons números relacionados a alguns imunizantes, mas baixa no registro de vacinados contra Poliomielite preocupa
No dia 17 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada para reforçar o papel vital das vacinas para a saúde da população, com a erradicação e controle de doenças. Quanto mais pessoas de uma determinada comunidade são submetidas à imunização, menor a circulação de doenças e, por consequência, a população fica mais segura. A prática é centenária, com o primeiro imunizante produzido no final do século XVIII, e até hoje é considerada por especialistas como a melhor forma de prevenção contra enfermidades.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“A vacinação tem um papel essencial na prevenção, controle, eliminação e erradicação de diversas doenças imunopreveníveis. Tem a melhor relação custo/benefício na saúde pública e, além da proteção individual, reduz a circulação de vírus e bactérias, evitando surtos e protegendo a comunidade. Contudo, precisamos manter as coberturas vacinais adequadas e homogêneas”, destaca Arieli Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiolôgica( DIVE).
Mais que uma data apenas comemorativa, o Dia Nacional da Vacinação também é um mecanismo de conscientização, para que as pessoas não deixem de se vacinar e mantenham a caderneta sempre atualizada. “O dia da imunização é uma data significativa para reforçar a importância da vacinação e os benefícios que ela traz para o indivíduo e comunidade”, explica a gerente.
SC destaque na aplicação
Segundo dados do Ministério da Saúde, Santa Catarina tem bons números relacionados à vacinação contra algumas doenças. Um dos imunizantes com bom percentual de aplicação no estado é o do HPV, com mais de 90% das meninas entre 9 e 14 anos vacinadas. Este índice faz do estado um dos três melhores do Brasil neste quesito. A tríplice viral, que contem o imunizante contra sarampo, caxumba e rubéola, também é destaque com mais de 95% das crianças vacinadas, de acordo com uma pesquisa de 2023.
No entanto, o estado também enfrenta alguns desafios com outros tipos de imunizantes, como o do HPV para meninos. Este, apesar de ter um avanço significativo, ainda está abaixo da meta federal. Um outro problema enfrentado é quanto à vacinação contra a Poliomielite. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, apenas 71,6% das crianças com menos de 1 ano estão imunizadas. O número é bem menor do que o recomendado, que é de 95%.
Esses baixos números, segundo Arieli Fialho, estão muito relacionados à uma falsa sensação de segurança criada por conta da ausência de casos nos últimos anos. “Não temos casos de paralisia infantil no estado há mais de 30 anos. Isso acabou causando uma falsa sensação de segurança. As pessoas passaram a acreditar que a doença não pode voltar. É preciso retornar com as coberturas para que nem a pólio e nem outras doenças imunopreveníveis voltem a ser uma ameaça em nosso país. A imunização ainda é a única forma eficiente de prevenir a poliomielite. Estamos trabalhado em conjunto com os municípios, para voltar a alcançar aqueles índices de vacinação”, comenta.
Perigos da Poliomielite
A doença pode ser contraída por crianças e adultos por via fecal-oral, através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. Ela pode causar a paralisia infantil ou até a morte, caso o vírus atinja centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
Bebidas com metanol em Florianópolis? Produtos suspeitos são apreendidos em comércios
Se confirmada a adulteração, responsáveis pelos comércios serão atuados por crimes contra propriedade imaterial, relações de consumo e ordem tributária
Dois estabelecimentos localizados na Grande Florianópolis tiveram embalagens de bebidas apreendidas durante uma operação realizada nesta quinta-feira (16). Os produtos foram retirados das prateleiras por suspeita de adulteração, segundo relatório da Polícia Civil de Santa Catarina. Agora, o material será periciado pela Polícia Científica, que irá confirmar a autenticidade e a segurança dele.