21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

“Diversão em Cena” chega a sua 12ª edição em Joinville

A companhia teatral “Diversão em Cena”, traz o premiado espetáculo “Clarice Matou os Peixes”, para curta temporada de apresentações, nos dias 22 e 23 de outubro, no Teatro do SESC. A releitura fala sobre a relação com os bichos de estimação para abordar, poeticamente, temas sensíveis como a morte e o sentimento da perda.

A cidade de Joinville será palco para a 12ª edição do Programa Diversão em Cena que traz o premiado espetáculo “Clarice Matou os Peixes”, com direção de Letícia Guimarães da Cia do Abração. A curta temporada na cidade acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Teatro do SESC, com entrada gratuita.

No palco, Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos “palhaços”, questionam qual deles seria o culpado pela morte dos peixinhos e refletem sobre a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. Buscando equilibrar dramaticidade e sensibilidade, dentro do contexto do universo infantil, o espetáculo proporciona ao público uma experiência poética, tratando de maneira lúdica e delicada temas profundos como a morte e o sentimento de perda.

Sempre fundamentada nos princípios socioconstrutivistas, a Cia do Abração propõe um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias, abstração e manipulação de objetos e teatro de sombras. Por meio da pedagogia do amor, que encontra suas bases no processo Montessoriano, a poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou para traduzir o amor e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança.

 

A busca pela simplicidade e poesia, é materializada no cenário, que traz três biombos que formam peixes, em “Colcha de Retalhos”. Ainda compõem a cena, tubos azuis de tecido, que são manipulados durante a narrativa. Para completar o conceito dramático, uma estante sustenta pequenos potes de vidros com água e uma simbólica máquina de escrever. A cor predominante é o azul, em seus variados tons, aludindo ao elemento água, símbolo eleito para metaforizar a vida.

O espetáculo coleciona diversos prêmios, como Prêmio Governador do Estado do Paraná, Troféu Gralha Azul, na categoria de melhor espetáculo infantil em seu ano de estreia (2011). Ainda neste mesmo ano, consagrado pelo público e pela imprensa, foi eleito pela Gazeta do Povo como um dos cinco melhores espetáculos teatrais. Desde então já circulou por 5 estados, realizando apresentações em 13 cidades.

O projeto “Clarice Matou os Peixes: Um crescer Brincante”, promovido pelo Programa Diversão em Cena, além das apresentações abertas ao público, também oferecerá uma apresentação gratuita, para alunos da Rede Pública de Ensino de Joinville e uma oficina teatral “A Arte de Brincar”, direcionada a professores.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Clarice Matou os Peixes” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais sobre a Fundação.

Sobre a Cia. do Abração

Em atividade desde 2001, vem produzindo espetáculos que têm como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, realizados com dramaturgia própria e difundidos como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas diversas, que partem de investigações advindas de processos colaborativos. Por meio de seu Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas mantém um repertório com 21 espetáculos que unem a arte-educação e o teatro. Entre os temas abordados estão, preferencialmente, obras literárias ou assuntos relevantes em arte e cultura. Promove desde 2009, “O Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças: Festival de teatro destinado a crianças e jovens.”

Ficha Técnica do espetáculo

Direção: Letícia Guimarães
Dramaturgia: Criação Coletiva Sob A Supervisão De Letícia Guimarães
Iluminação: Anry Aider
Cenografia: Blas Torres e Guga Cidral
Figurinos: Maureen Miranda
Adereços: Blas Torres E Guga Cidral
Sonoplastia, composição e direção musical: Karla Izidro
Elenco: Blas Torres, Ana Sercunvius e Heloisa Giovenardi

12ª edição Diversão em Cena – “Clarice Matou os Peixes”

Local: Teatro do SESC (Rua Itaiópolis, 470 – América)
Data: 22 e 23 de outubro de 2022 (sábado e domingo)
Classificação etária: Livre
Valores Ingressos: Gratuito
Retirada de ingressos: retirada dos ingressos até 15minutos antes do espetáculo na bilheteria do teatro ou via sympla. Limite de 2 ingressos por pessoa.
Sábado (22), às 14h: sympla.com.br
Domingo (23), às 16h: sympla.com.br

Mais informações:
Fundação ArcelorMittal

Foto: Ana Paulla Righetto/Divulgação.