13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Dois ciclones se aproximam de Santa Catarina nos próximos dias; saiba mais

Fenômenos extratropicais se formam em região próxima ao litoral do Rio Grande do Sul

A partir deste sábado (8), está prevista a chegada do primeiro de dois ciclones ao litoral de Santa Catarina. Depois, entre terça (11) e quarta-feira (12), o segundo ciclone tem previsão de chegada ao estado. Nos dois casos, os locais mais atingidos, segundo a Defesa Civil catarinense, deverão ser os municípios do Litoral Sul de Santa Catarina.

Os dois ciclones extratropicais se formam principalmente próximos ao Litoral do Rio Grande do Sul. No caso do primeiro, sua formação acontece entre Litoral Norte do estado vizinho e o Litoral Sul catarinense. De acordo com a Defesa Civil, seus efeitos devem causar um período de chuva de aproximadamente 24 horas, com volume acumulado estimado entre 40 e 50 milímetros registrados até a manhã de domingo (9).

Já o segundo ciclone tem formação prevista para ocorrer entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai, de modo que suas maiores influências para Santa Catarina serão refletidas em chuva intensa região Sul do estado e no vento Sul, que chega com força, provocando risco de ressaca e alagamentos no litoral.

 

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, é normal, para esta época do ano, ocorrer a formação de um ciclone por semana próximo à Costa Sul do Brasil. “A equipe da meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina acompanha 24 horas por dia 7 dias por semana a previsão, formação e comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem Santa Catarina e, caso seja necessário, a Secretaria emitirá Avisos e Alertas para a preparação e resposta a possíveis ocorrências”, informa o órgão estadual.

Foto: Defesa Civil / Reprodução