Nesta semana destaquei nesta coluna que chegou a hora de valorizar a Ilha do Campeche e quem realmente preserva aquele paraíso. Neste espaço também critiquei a falta de fiscalização no local e a exploração irregular, que presenciei, e que afeta diretamente aquele patrimônio tombado. Hoje meu foco é enaltecer a importância e defender o trabalho que foi realizado pela Guarda Municipal de Florianópolis, na última quarta-feira (13), na Ilha do Campeche.
A ação resultou na apreensão de pedalinhos, pranchas de stand up e caiaques que eram alugados sem o devido alvará, ou seja, de forma irregular. Posso afirmar que a fiscalização, com o devido poder de polícia, é extremamente importante para que o turismo irregular e sem controle não degradem o local. Sim, temos muito que evoluir em relação a qualidade do turismo na Ilha do Campeche, na estrutura oferecida e no acolhimento aos visitantes, mas o local não pode ser uma terra sem lei.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Como noticiei, a Ilha do Campeche vai entrar em uma nova fase com a Prefeitura da Capital a partir da próxima semana, isso se a administração municipal manter a promessa de valorizar a cultura local e dar voz as entidades que sempre atuaram na proteção e no turismo da Ilha. A ação realizada na última quarta foi criticada apenas por pessoas que desconhecem a verdadeira história e realidade local. Essas mesmas “personalidades” se colocam como defensoras de Florianópolis, mas são bocas alugadas que buscam o lucro e os holofotes.
É importante destacar que, por outro lado, a ação da Guarda foi comemorada por pessoas que realmente conhecem e protegem a Ilha. Que a fiscalização continue com força e diariamente. Que possamos juntos elevar a qualidade do turismo e que o acesso a Ilha do Campeche seja cada vez mais democratizado, sempre com muito respeito a natureza. Além disso, que as regras que existem sejam cumpridas e que os “piratas”, que apenas buscam usurpar nossos tesouros, sejam colocados para correr.
Chegou a hora valorizar a Ilha do Campeche e quem protegeu aquele paraíso
Muito já falei nesta coluna sobre as belezas da Ilha do Campeche e a importância do local como patrimônio histórico e natural. Por muitos anos aquele paraíso foi deixado de lado por administrações municipais e pensamentos retrógrados de órgãos Federais. Assim, a Ilha ficou a mercê de aproveitadores, mas por sorte algumas entidades, como a Associação de Preservação da Ilha do Campeche (ACOMPECHE), que…