25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Educando Cidadãos: conheça o projeto que incentiva a conscientização da comunidade

Foto: Divulgação

‘O que você tem a ver com a corrupção?’ é uma iniciativa do promotor Affonso Ghizzo Neto

No cenário educacional brasileiro, ganha destaque o programa “Educando Cidadãos: O que todos nós temos a ver com a corrupção?”. Este projeto educativo possui a missão de estimular uma nova mentalidade coletiva de cooperação social.

Desenvolvido com base em fundamentações teóricas elaboradas por estudiosos como Elinor Ostrom, bem como nas iniciativas do promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, o programa tem como pilares a Capacitação e Conscientização, reflexão ética, identificação e solução de problemas, além de estímulo ao Aprendizado Ativo.

 

A “Campanha Educativa” tem sido implementada desde 2002 em todo o território nacional e internacional, inclusive sendo apresentada nas Nações Unidas em 2013. Uma das iniciativas desta campanha é a “O que você tem a ver com a corrupção?”, lançada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 2004, com o propósito inicial de impactar crianças e adolescentes, mas que repercutiu em outras faixas etárias da comunidade.

O êxito dessa campanha rendeu reconhecimentos significativos, como o Prêmio UNODC 2008, concedido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, e a distinção pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2017, como a primeira iniciativa de combate à corrupção do Ministério Público brasileiro.